A Reserva Natural da Serra da Malcata, situada na região raiana entre os concelhos do Sabugal e Penamacor, destaca-se pela riqueza da paisagem e pela diversidade de fauna e flora, onde o grande símbolo é o lince-ibérico. Apesar do felino não ser aqui avistado desde a década de 1990, a riqueza paisagística local permanece. Com a recente certificação da Estação Náutica de Penamacor, a região quer dar a conhecer uma natureza azul e verde, a partir de diversas experiências e atividades.

Estação Náutica de Penamacor
Estação Náutica de Penamacor SIC Notícias

Promovido como Terras do Lince, a beleza da paisagem deste território, em grande parte preservada pela Reserva Natural da Serra da Malcata, criada em 1981, ganha destaque devido aos planos de água associados à albufeira da Meimoa e à barragem da Baságueda. É com esta moldura paisagística que os visitantes podem usufruir de várias opções náuticas desportivas de lazer, como canoagem ou stand-up paddle, a par de experiências como os percursos pedestres ou cicláveis, associados à Estação Náutica de Penamacor. Com a CycleTUR (Tel. 914206808) pode organizar atividades e passeios pedestres e de bicicleta.

Zona Balnear de Meimão
Zona Balnear de Meimão SIC Notícias

Na albufeira da barragem da Meimoa situa-se a zona balnear do Meimão, com as condições ideais para a prática de stand-up paddle. Embarque nesta experiência com a Malcata Eco Experience (Tel. 918879895). Além da valência balnear, com piscina flutuante no espelho de água, dispõe de bar e bungalows (Tel. 964898354), que convidam a prolongar a passagem pela região.

Estação Náutica de Penamacor
Estação Náutica de Penamacor SIC Notícias

Já a zona de lazer da Meimoa aproveita as águas da ribeira, atravessada por uma pequena ponte, e conta com piscina fluvial e área de relva, sombras abundantes e campos de jogos. Pode usufruir de tranquilos passeios de gaivota. Alugue caiaques insufláveis ou pranchas de stand-up paddle para explorar a albufeira da barragem da Meimoa e faça uma caminhada interpretativa em redor do espelho de água com a ajuda da Beir’Aja (tel 917373979).

A ribeira de Meimoa serve também a zona de lazer de Benquerença, marcada pelo açude de um antigo moinho. Com área relvada, parque infantil e bar, oferece ainda uma área para autocaravanas.

Zona de Lazer de Meimoa
Zona de Lazer de Meimoa SIC Notícias

Conhecer Penamacor, a Vila Madeiro

Em Penamacor, a 700 metros de altitude, suba à Torre de Menagem, que recorda aquele que foi um dos mais importantes e poderosos castelos da Beira raiana, mandado construir pelo mestre Templário, D. Gualdim Pais. Na vila pode saber mais sobre a região na antiga Casa da Câmara, hoje Posto de Turismo, e no Museu Municipal com uma vasta coleção de arqueologia, arte sacra, moedas, alfaias e outros utensílios de ofícios do passado, bem como espécies embalsamadas, entre elas o lince-ibérico. Visite as igrejas de São Pedro e da Misericórdia, percorra os carreiros das hortas na encosta. Após observar a Torre do Relógio, o Pelourinho assim como o portal manuelino da Igreja da Misericórdia, datada do século XVI, marque na agenda o regresso na época de Natal, quando Penamacor se transforma em Vila Madeiro. A partir daqui, aventure-se pela Grande Rota das Aldeias Históricas, com paragem obrigatória em Sortelha, já no concelho de Sabugal. Neste município sugere-se ainda uma visita ao Centro Interpretativo do Lince Ibérico da Malcata, precisamente localizado na aldeia de Malcata.

Torre de Menagem do Castelo de Penamacor
Torre de Menagem do Castelo de Penamacor SIC Notícias

Onde comer e dormir em Penamacor

O restaurante Sr. Lagar (Tel. 917268907) na povoação de Aranhas, ocupa as antigas instalações de um lagar de azeite (de varas) e a ementa aposta em pratos da cozinha tradicional, do bacalhau à cabidela. Prove o pão, o azeite e o fumeiro. Outra opção é o restaurante A Cave, no Largo D. Bárbara Tavares da Silva, em Penamacor.

Moinho do Maneio
Moinho do Maneio SIC Notícias

No concelho, o mais conhecido alojamento existente é o Moinho do Maneio (Tel. 918904233), localizado junto à ribeira da Bazágueda. Ganhou notoriedade graças à bolha insuflável, junto à água, que permite uma noite em comunhão total com a natureza. Recuperado como uma míni-aldeia, o projeto integra diversas casas, com quartos e suítes, com kitchenette. A novidade deste ano é uma villa com piscina privativa. Aproveite para desligar, caminhar, mergulhar ou passear de canoa. Existe ainda um calendário de atividades, como reiki, ou a possibilidade de agendar uma massagem. É obrigatória uma visita aos burrinhos da quinta. Igualmente com forte ligação à natureza, o Parque Campismo do Freixial (Tel. 277385529) é uma alternativa a considerar. A piscina é um dos serviços disponíveis. Já na encosta do Castelo de Penamacor encontra-se o Alojamento Local AMARCOR (Tel. 926108218). Nas quatro casas predominam o granito e o pinho.

Acompanhe o Boa Cama Boa Mesa na SIC Notícias, no site do Expresso e ainda no Facebook e no Instagram.