Os sucessivos atrasos e sobrelotação dos transportes públicos em Braga têm sido alvo de várias queixas dos utentes, que ora culpam o trânsito e as obras na Avenida da Liberdade, ora a câmara e a empresa municipal.
No remoto oeste chinês, berço da exploração de petróleo e carvão, estão a ser construídos alguns dos maiores parques eólicos e fotovoltaicos do mundo, ilustrando os esforços da China para reduzir a dependência dos combustíveis fósseis.
O Município de Barcelos assumiu ontem o “Compromisso de Política de Ação Climática”, assente em oito pontos, o primeiro dos quais é contribuir para atingir as metas de redução de emissões de gases com efeito de estufa no concelho.
Vestígios de pinturas rupestres pós-paleolíticas descobertos num abrigo rochoso da Serra da Lousã ajudam a conhecer melhor as comunidades que há milénios habitaram o centro de Portugal, disse ontem um arqueólogo envolvido nos trabalhos.
A Associação das Empresas Portuguesas para o Ambiente defendeu hoje que a redução de perdas de água é “fácil, barato e dá milhões” e garante uma nova fonte de consumo, e acusou o setor de estar “viciado” em subsídios.
A Comissão Europeia incluiu ontem a “cebola da Madeira” na categoria Denominação de Origem Protegida, destacando as práticas tradicionais da produção nas ilhas da Madeira e do Porto Santo e o aroma próprio do bolbo.
O enviado norte-americano à 28.ª Conferência do Clima (COP28), John Kerry, declarou hoje que Estados Unidos e China tencionam continuar a cooperar para reduzir as emissões de gases com efeito de estufa, por 40% das quais são responsáveis.
Uma caravana antimineração vai percorrer na sexta-feira quatro aldeias “ameaçadas” por minas nos concelhos de Boticas e Montalegre, no distrito de Vila Real, para pedir a suspensão e rescisão de todos os contratos de exploração mineira.
A empresa Mudatuga vai lançar em abril de 2024 a versão final de uma aplicação que controla o total de biorresíduos compostados e promete ajudar os municípios a provar que estão a atingir metas de compostagem doméstica.
Organizações de defesa do ambiente disseram à Lusa que a gestão da água é um dos temas prioritários que Cabo Verde deve levar à cimeira das Nações Unidas sobre o clima (COP28), a partir de quinta-feira, no Dubai.
O presidente das Águas do Algarve, António Eusébio, reconheceu ontem que “falta muita água” na região e mostrou-se receoso com o futuro próximo, uma vez que a escassez hídrica é a mais crítica de sempre.
Milhares de mensagens enganosas, teorias da conspiração e suposta ciência a favor da carne estão a impedir uma mudança para uma alimentação e agricultura mais sustentáveis, indica um estudo divulgado ontem.
Os tritões são anfíbios, aparentados das salamandras, e a suas peles húmidas produzem uma neurotoxina, conhecida como tetrodotoxina, que se pensa ser usada, por estes e outros animais, como mecanismo de defesa contra predadores, como as cobras.
Os líderes africanos devem eleger a proteção dos direitos humanos e a justiça climática como prioridades na Conferência das Nações Unidas sobre as Alterações Climáticas (COP28), que começa esta quinta-feira no Dubai, apelou hoje a Amnistia Internacional (AI).
A Comissão do Ambiente do Parlamento Europeu (PE) deu hoje o seu aval ao acordo provisório alcançado pelos colegisladores da União Europeia (UE) sobre a Lei do Restauro da Natureza, abrindo caminho para a aprovação final pelos eurodeputados.
São 24 os Estados que já disseram ‘não’ ao arranque das explorações de depósitos minerais no fundo do mar. O México foi o mais recente país que assumiu publicamente apoiar uma moratória à atividade.
O presidente da conferência do clima COP28 negou hoje que tenha tentado utilizar o cargo para promover projetos petrolíferos e energéticos dos Emirados Árabes Unidos em vários países, como sugeriam documentos revelados esta semana.
Em 2015 a maioria das nações comprometeram-se com a Agenda 2030 proposta pela ONU de atingir as metas de 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável até 2030.
A Médis, marca do Grupo Ageas Portugal, alerta para a presença de duas variedades de mosquitos que podem introduzir doenças como a dengue, malária ou zica no país.
Quase um terço de todos os resíduos de mineração produzidos mundialmente estão armazenados em áreas protegidas ou perto delas, representando um grande risco de contaminação dos habitats e colocando em risco algumas das espécies mais ameaçadas do planeta.
Grandes terramotos podem dar sinais únicos da sua preparação com meses ou até anos de antecedência, o que pode permitir a sua deteção, defende um novo estudo divulgado esta terça-feira e com autoria de cientistas alemães e turcos.
Os cuidados de saúde globais têm um grande impacto no meio ambiente, mas existem formas de reduzir as emissões de gases com efeito de estufa sem aumentar os custos de produção, defendeu a agência internacional de saúde Unitaid.
África chega à 28.ª Conferência das Nações Unidas sobre Alterações Climáticas (COP28) com a expectativa de ver operacionalizado o Fundo de Perdas e Danos, aprovado há um ano, e reforçado o financiamento para adaptação às alterações climáticas.