A chegada dos portugueses a macau ?correspondeu a uma nova fase na história ?das relações chinesas com o exterior e, ao mesmo tempo, deu um novo impulso à expansão portuguesa.
Na quinta do Seminário de São Paulo, em Almada, a salamandra-de-pintas-amarelas (Salamandra salamandra), um anfíbio de hábitos essencialmente nocturnos e terrestres, encontra aqui abrigo e habitat para se reproduzir.
Após anos de assédio cinegético, a cabra-montês vive dias de expansão. Na província espanhola de Granada, esta espécie autóctone da Península Ibérica habita territórios diversificados, entre os cumes das montanhas e o mar.
Dezenas de quilogramas de folha de eucalipto são preparados para destilação por arrastamento de vapor. Antes, porém, passarão por um destroçador, a fim de facilitar a libertação de essências durante o processo que durará várias horas. E é assim que se exploram as propriedades medicinais de várias pl
Num ecossistema em mudança constante, muitas espécies animais lutam pela sobrevivência. A águia-real adapta-se à modernidade com admirável mérito. Actualmente, existem cerca de sessenta pares nidificantes da espécie em território nacional.
Entre os rios Douro e Vouga, nas montanhas mágicas das serras da Freita, Arada, Arestal e Montemuro, uma pequena espécie passeriforme é acompanhada quase diariamente por um fotógrafo.
Os machos da libélula Sympetrum fonscolombii, uma espécie abundante em Portugal, têm uma estratégia curiosa para assegurar a sua descendência. O macho mantém as fêmeas agarradas pela zona cervical com a parte terminal do abdómen quando as mesmas executam as posturas na água Mas a estratégia, comum
Um remédio para a infertilidade talvez venha da robótica. Milhões de casais esforçam-se para ter filhos e as causas mais comuns de infertilidade afligem sobretudo as mulheres.
Com aplicações energéticas, farmacêuticas, médicas, cosméticas ou alimentares, as algas estão no centro do debate. A algoteca da Universidade de Coimbra é a maior do mundo. Ali estão armazenadas cerca de mil espécies em cultura, na sequência de um projecto iniciado em 1972.
O lago Maracaibo, na Venezuela, já era o lago com maior superfície da América do Sul, mas o céu por cima dele também estabelece recordes: na maioria das noites ao longo do ano: há ali relâmpagos.
Não é ouro, nem é negro, mas o sobreiro é um dos tesouros nacionais. Símbolo da liderança do país, é a peça basilar de uma actividade elogiada pela sua sustentabilidade. A jóia da coroa é a casca, a cortiça, que merece agora o interesse da ciência.
O uso de pesticidas esteve na origem do declínio do papa-moscas de São Tomé, uma das 28 espécies únicas do arquipélago que o tornam a região com a maior taxa de endemismo de aves do mundo. Entre as florestas brumosas do interior são-tomense, é um desafio estudar as aves que povoam o arquipélago ban
Na região de São Pedro da Cova, na Bacia Carbonífera do Douro, a equipa do paleontólogo Pedro Correia, do Instituto de Ciências da Terra da Universidade do Porto, encontrou duas novas espécies de plantas fossilizadas Ilfeldia gregoriensis e Lesleya iberiensis correspondentes à idade do Gzheliano
O Poio do Judeu, em pleno vale glaciário do Zêzere, é um dos melhores exemplos de blocos erráticos em Portugal, testemunhando um episódio de glaciação na zona da serra da Estrela, diz o geólogo Galopim de Carvalho. Está associado a uma lenda sobre um pastor judeu, que ali teria encontrado refúgio.
Como sobreviviam os exploradores do início do século XX? Para ajudar a perceber a história de homens como Roald Amundsen e Ernest Schackleton, o Museu de Farmácia adquiriu no início do século XXI, as farmácias portáteis destes dois exploradores.
O garrano é uma das mais antigas raças de cavalos da Europa. Muito associado às serranias minhotas, é alvo agora de uma candidatura inédita a Património Nacional, que pretende sublinhar a história da raça autóctone, a sua envolvência e integração em práticas humanas tradicionais. Com origem na zona