Especial SAPO 25 anos

Em Aveiro...

...nasceu o SAPO! Lançado por seis membros da equipa do centro de informática da universidade, foi criado na Universidade de Aveiro, no dia 4 de setembro de 1995, como um diretório de sites portugueses, com um motor de busca interno. O nome surgiu a partir da sigla do serviço S.A.P. (Servidor de Apontadores Portugueses).

Recorde o SAPO neste ano

Enquanto isso, no resto do país

Com Cavaco Silva no Governo e Mário Soares na Presidência da República, o país vivia momentos dramáticos com quase meio milhão de desempregados. Este foi um ano marcado por manifestações pela manutenção dos postos de trabalho e melhoria das condições de vida. Mineiros, funcionários da Torralta e professores universitários foram alguns deles. Em outubro desse ano, e após 10 anos na oposição, o PS liderado por António Guterres consegue acabar com o domínio governativo do PSD e vence de forma massiva as eleições legislativas ao obter 43,8% e 112 deputados.

Pelo mundo

A 26 de março foi aprovado o tratado que criou o Espaço Schengen, que aboliu os controlos fronteiriços e permitiu a livre circulação de pessoas entre todos os países da União Europeia.

O ano também ficou marcado pelo lançamento do sistema operativo Windows 95, pela Microsoft, que viria a iniciar uma revolução no mercado de computadores com consequentes alterações em toda a sociedade.

Top Billboard: as músicas mais ouvidas em 1995

Estes filmes enchiam as salas de cinema

DIE HARD - A VINGANÇA

Bruce Willis veste a pele do detetive John McClaine, que tem de enfrentar um terrorista que faz explodir uma bomba num centro comercial repleto de pessoas e que revela que muitas mais se encontram espalhadas pela cidade. Realizado por John McTiernan, foi o grande sucesso de bilheteira do ano.

TOY STORY - OS RIVAIS

Toy Story: Os Rivais (1995)
Toy Story: Os Rivais (1995)

John Lesseter traz para as telas o primeiro filme da história do cinema a ser criado inteiramente com ferramentas de computação gráfica. O filme de animação conta a história de um grupo de brinquedos que fingem ser inanimados quando os humanos estão por perto, mas que ganham vida assim que estes se afastam. Woody e Buzz Lightyear são os protagonistas.

Na televisão, estes eram os programas mais populares

NÃO SE ESQUEÇA DA ESCOVA DE DENTES

20 anos do percurso de Teresa Guilherme
20 anos do percurso de Teresa Guilherme

O concurso apresentado por Teresa Guilherme com o apoio de Humberto Bernardo animava os serões de fim de semana dos espectadores da SIC. O concurso consistia em testar os conhecimentos que os elementos de casais concorrentes tinham um sobre o outro. Em estúdio, os membros do público animavam o concurso exibindo as suas próprias escovas de dentes. O casal vencedor ganhava uma viagem e saía do programa numa limousine.

NICO D'OBRA

Nico D'Obra (1993/1994/1995), RTP1
Nico D'Obra (1993/1994/1995), RTP1

Exibida entre 1993 e 1996 na RTP1, esta série de comédia protagonizada por Nicolau Breyner (Nico) e Ana Zanatti (Alice) retratava as peripécias vividas por dois casais vizinhos, Nico e Alice, e Nando e Lila, papéis estes desempenhados por Fernando Mendes e Rosa do Canto.