A Audi está a preparar o futuro na China, e nesse sentido, a marca germânica acaba de lançar o concept AUDI E, que antecipa um modelo destinado ao mercado chinês que não conta com os quatros quatro anéis, símbolo da marca de Ingolstadt.

O novo concept que resulta da parceria entre a Audi e a SAIC celebrada em 2023, que criou a submarca “AUDI”, destinada a desenvolver uma gama de modelos elétricos exclusivos para o mercado chinês, onde a quota de mercado veículos eletrificados, incluindo veículos 100% elétricos híbridos plug-in (PHEV) e veículos com extensores de autonomia (REEVs), já ultrapassou 50% e continua a crescer, e com o objetivo de conquistar clientes jovens e interessados ​​em tecnologia

Para já foi revelado o novo concept AUDI E, descrito como um Sportback totalmente elétrico, que vai entrar em produção em 2025, e que será o primeiro de três novos modelos que a submarca AUDI vai lançar até 2027.

O AUDI E, apresenta-se com 4,87 metros de comprimento, 1,99 m de largura, 1,46 m de altura, e com uma distância entre eixos de 2,95 m, e foi desenvolvido em apenas 18 meses, menos da metade do tempo dos modelos tradicionais da Audi, e segundo o CEO da marca de Ingolstadt, Gernot Döllner, antecipa “uma nova geração de veículos avançados e inteligentes, que serão exclusivos da China”.

O concept AUDI E, diferencia-se dos modelos Audi existentes, por abandonar a utilização dos quatro anéis, que são substituídos por letras AUDI iluminadas em ambas as extremidades do concept.

Além disso, em vez da tradicional grelha com entradas de ar, este AUDI E apresenta-se anéis pretos que alojam elementos de iluminação LED e sensores para os sistemas ADAS.

A silhueta é definida por guarda-lamas musculados, uma linha de tejadilho fluida e proporções de Sportback. Já a secção traseira é marcada por um vidro que surge ligeiramente recuado.

Tendo por base a nova plataforma Advanced Digitalised, desenvolvida pela Audi e pela SAIC, o AUDI E apresenta uma arquitetura elétrica de 800 volts e dois motores elétricos, um em cada eixo, que permitem uma potência combinada de755 cv e um binário máximo de 800 Nm.

Com tração nas quatro rodas quattro e vectorização de binário a AUDI reivindica uma aceleração de 0 a 100 km/h em 3,6 segundos. Os motores elétricos são alimentados por uma bateria de 100 kWh que permite uma autonomia CLTC de 700 km e a arquitetura de 800 V é compatível com um carregamento rápido, que permite aumentar a autonomia em mais de 300 km em apenas 10 minutos.