A Xpeng Aeroht, subsidiária do fabricante chinês de veículos elétricos Xpeng Motors, anunciou que recebeu mais de 2000 pedidos de reserva do Land Aircraft Carrier, modelo que é composto por módulos terrestres e aéreos, após a realização do primeiro voo público do módulo aéreo que teve lugar no Zhuhai Air Show, na China.

O Land Aircraft Carrier, combina os dois tipos de veículos que podem ser separados e combinados de forma autónoma. O módulo terrestre tem capacidade para 4 a 5 passageiros e está equipado com um sistema de propulsão elétrica de alcance alargado para recarregar o módulo aéreo várias vezes.

O veículo tem um design de três eixos e seis rodas para tração integral 6×6 e rodas traseiras direcionais, oferecendo, segundo a marca, boas capacidades de carga e de todo-o-terreno.

Além disso, o módulo terrestre pode alojar e transportar o módulo aéreo que oferece espaço para dois ocupantes, descolagem e aterragem vertical, e possui um sistema de propulsão elétrica. As baterias do módulo aéreo podem ser recarregadas de 30 a 80% em 18 minutos.

No voo de demonstração o módulo aéreo do Land Aircraft Carrier, realizou o seu voo de forma autónoma revelando capacidade para uma aceleração linear a baixa altitude, e uma aterragem de precisão. A Xpeng AeroHT anunciou que o módulo aéreo está dotado de dois modos de voo, manual e automático e que são necessárias apenas três horas de para aprender a controlar a aeronave.