A BMW anunciou que testou com sucesso o robô humanoide F.02 da empresa norte-americana Figure, num ambiente de produção real na fábrica de Spartanburg, na Carolina do Sul. nos EUA.

O robô foi utilizado para a inserção de peças de chapa metálica em fixações específicas que mais tarde foram utilizadas para montar parte de um chassi de veículo.

De acordo com a Figure, o 02 é o robô humanoide mais avançado do mundo atualmente disponível no mercado. A combinação de mobilidade de duas pernas e destreza avançada significa que o Figure 02 é ideal para a utilização em áreas com processos fisicamente exigentes, inseguros ou repetitivos, melhorando assim a ergonomia e a segurança.

A empresa norte-americana adiantou que o robô ostenta três vezes o poder de processamento de seu antecessor, comunicação de voz aprimorada, câmaras, microfones e sensores melhores, uma bateria de alto desempenho de 2,25 kWh é capaz de proporcionar uma autonomia de até 20 horas, e mãos que produzem força equivalente à humana com 16 graus de liberdade.

“Os desenvolvimentos no campo da robótica são muito promissores. Após o teste inicial, estamos agora a determinar as possíveis aplicações para robôs humanoides na produção”, afirmou Milan Nedeljković, membro do Conselho de Administração para Produção da BMW AG.

A marca germânica revelou que não existe para já um cronograma definitivo sobre quando robôs humanoides como o Figure 02 vão poder ser utilizados permanentemente na sua unidade de produção nos EUA.