A BYD, fabricante líder mundial de veículos movidos a novas energias, anunciou uma parceira estratégica plurianual com a Uber, destinada a trazer 100 000 novos veículos elétricos para a plataforma Uber nos principais mercados globais.

Com início na Europa – onde Portugal estará incluído – e na América Latina, espera-se que esta parceria ofereça condições especiais e financiamento diferenciado para os condutores que adquirirem um modelo da fabricante chinesa.

Em comunicado, as duas empresas explicam que o plano é reduzir o custo total de aquisição de um veículo elétrico para os parceiros do Uber, “acelerando a adoção deste tipo de veículos na plataforma da Uber a nível global e promovendo viagens mais sustentáveis junto de milhões de passageiros”.

De forma a apoiar os motoristas que optam pela eletrificação, os esforços conjuntos das empresas podem também incluir descontos no carregamento, na manutenção do veículo ou no seguro, bem como ofertas de financiamento e aluguer, com base no que for melhor para os motoristas num determinado mercado.

As duas empresas irão também colaborar na implementação de futuros veículos de condução autónoma da BYD na plataforma Uber. Sendo a maior plataforma de mobilidade e entregas on-demand do mundo, a Uber está bem posicionada para levar a tecnologia de veículos de condução autónoma a um público global em grande escala.

“A Uber e a BYD partilham o compromisso de inovar no caminho para um mundo mais limpo e sustentável, e estou entusiasmado por trabalhar em conjunto para esse futuro”, afirmou Chuanfu Wang, Presidente do Conselho de Administração e Presidente da BYD.