Um adolescente, que não teve a idade e o género revelados, está internado em estado crítico num hospital pediátrico da Colúmbia Britânica, no Canadá. Os médicos acreditam que este pode ser o primeiro caso de gripe das aves em humanos no país.
A responsável de Saúde da Colúmbia Britânica, Bonnie Henry, explica que o jovem estava “saudável" e “não tinha nenhuma doença subjacente", antes de começar a desenvolver sintomas - conjuntivite, febre e tosse - do vírus no dia 2 de novembro.
Hospitalizado desde o dia 8 do novembro, o adolescente teve o seu estado de saúde agravado na passada terça-feira, quando desenvolveu uma dificuldade respiratória aguda.
"Nos jovens, este é um vírus que pode progredir e causar doenças bastante graves e a deterioração que mencionei foi bastante rápida", revelou Bonnie Henry, citada pelo The Guardian.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) classifica o H5N1, o vírus que provoca a gripe das aves, como de baixo risco para os humanos, porque não há evidência de transmissão entre as pessoas. No entanto, o vírus tem sido encontrado num número cada vez maior de animais.