O Daesh reivindicou este sábado a autoria do ataque com faca em Solingen, na Alemanha, que fez três mortos e vários feridos.

Na noite de sexta-feira, um homem - de identidade desconhecida - começou a esfaquear pessoas indiscriminadamente em Fronhof, um mercado no centro da cidade onde tinha sido montado um palco para os eventos de comemoração dos 650 anos de Solingen.

O diretor da operação policial revelou que, segundo as imagens do ataque, as facadas foram dirigidas "com muita precisão" ao pescoço das vítimas.

O atacante conseguiu escapar aproveitando o caos.

Três pessoas morreram e oito ficaram feridas, quatro das quais estão em estado crítico e duas em estado grave. As vítimas mortais são dois homens de 56 e 67 anos e uma mulher de 56.

Três pessoas detidas

Na noite deste sábado, as autoridades alemãs anunciaram a detenção do “principal suspeito”, sem adiantar mais detalhes sobre a sua identidade.

Já esta manhã tinha sido detido um adolescente de 15 anos, suspeito de ter conhecimento prévio do ataque e de não ter agido para o evitar. Horas mais tarde, foi detida uma outra pessoa, com alegadas ligações ao ataque, numa operação policial num centro para refugiados em Solingen.

O chanceler alemão, Olaf Scholz, declarou-se chocado com o ataque e pediu que o autor fosse punido "em toda a extensão" da lei.

"Na nossa sociedade não devemos tolerar algo assim e nunca aceitá-lo", disse.

[Atualizado às 23:45]