1 - Não, isto não é forma de um ex-Presidente falar

A repetição do inaceitável não torna as coisas mais aceitáveis. Os anos passam e Donald Trump mostra-se cada vez pior. O que disse sobre Joe Biden, seu sucessor na Casa Branca, e sobre Kamala Harris, sua adversária nesta corrida presidencial, não é aceitável. Ponto.

“Ela é uma pessoa estúpida. Não quero saber”, cavalgou Trump.

“O corrupto Joe Biden tornou-se deficiente mental, é triste. Mas a mentirosa da Kamala Harris, sinceramente, acho que ela nasceu assim”, declarou, enquanto o público ria.

Ora, isto não é forma de um candidato presidencial que pode mesmo vencer a 5 de novembro falar. E ainda há quem relativize, desculpe, contextualize? Mas ainda não perceberam, passados todos estes anos, que não há margem para dar o benefício da dúvida a Trump? Nunca há fundo para Donald Trump. Ele está sempre disponível para escavar ainda mais abaixo. Lamento.

Elijah Nouvelage

2 - O que (não) valerá o apoio do NYT?

"É difícil imaginar candidato mais indigno do que Trump".

O New York Times apoia Kamala na corrida à Casa Branca, o que não constitui surpresa: também tinha apoiado Kerry contra Bush, Obama contra McCain e Romney, Hillary e Biden contra Trump. Se isso vai servir para alguma coisa, é uma discussão bem diferente.

O conselho editorial do jornal considera que a candidata democrata é a única escolha patriótica para a Presidência dos Estados Unidos da América e que Donald Trump não está apto para liderar o país.

O jornal justificou o apoio à vice-presidente traçando um quadro sombrio de um eventual segundo mandato do ex-Presidente e candidato republicano Donald Trump: "É difícil imaginar um candidato mais indigno de servir como Presidente dos Estados Unidos do que Donald Trump. Ele provou ser moralmente inapto para um cargo que pede ao seu ocupante que coloque o bem da nação acima do interesse próprio", advogou o conselho editorial, que reúne editorialistas de renome.

Trump "provou ser temperamentalmente inapto para um papel que requer as mesmas qualidades - sabedoria, honestidade, empatia, coragem, contenção, humildade, disciplina - que ele mais carece".

Outros motivos para tomada de posição: "Muitas acusações criminais, a sua idade avançada, a sua falta fundamental de interesse em política e o seu elenco cada vez mais bizarro de associados".

"Por essa razão, independentemente de quaisquer divergências políticas que os eleitores possam ter com ela, Kamala Harris é a única escolha patriótica para Presidente", frisou, enaltecendo a carreira da candidata democrata como uma "dedicada funcionária pública que demonstrou cuidado, competência e um compromisso inabalável com a Constituição".

Kevin Lamarque

Uma interrogação: será que Donald Trump ganhará um voto sequer com estes insultos baratos contra Kamala Harris?

Todos os Presidentes dos Estados Unidos da América

44 – Barack Obama (2009-2017) Vice-Presidente: Joe Biden

Partido: Democrático

Primeiro negro a atingir a Casa Branca, depois de ter sido o terceiro senador negro desde a Reconstrução. Obteve duas grandes maiorias presidenciais, sendo o primeiro Presidente desde Reagan a obter por duas vezes mais de 50% dos votos. Conseguiu aprovar a maior reforma da saúde em meio século, desde a Grande Sociedade do Presidente Johnson. Liderou os EUA no pós recessão 2007-2010, iniciando caminho inédito de uma década seguida de crescimento económico e criação de emprego (continuada nos primeiros três anos de Trump e só travada pela maior pandemia num século).

Jonathan Ernst

45 – Donald Trump (2017-2021) Vice-Presidente: Mike Pence

Partido: Republicano

Primeiro Presidente dos EUA sem qualquer experiência política e/ou de liderança militar. Empresário ligado ao ramo imobiliário e depois aos mercados financeiros, atingiu notoriedade nacional pela via do grande entretenimento dos “reality shows”. Operou revolução no Partido Republicano, impondo plataforma identitária, ultranacionalista e nativista, com forte cunho populista. Primeiro presidente americano a fazer um mandato inteiro sem nunca atingir pelo menos 50% de aprovação.

Andrew Harnik

Uma sondagem

NEVADA - Kamala 48 / Trump 45

(Atlas Intel, 23 a 25 set)