A partir de sábado e até às 18h00 de domingo, na costa ocidental, a previsão do estado do mar aponta para um “agravamento considerável das condições meteorológicas e de agitação marítima".


“A agitação marítima será caracterizada por uma ondulação proveniente do quadrante Noroeste, com uma altura significativa que poderá atingir os cinco metros e uma altura máxima de nove metros, com um período médio a variar entre os 11 e os 12 segundos”, afirma a Autoridade Marítima Nacional em comunicado.


São ainda esperados ventos provenientes de noroeste, com uma "intensidade média de até 47km/h e rajadas até 85km/h”.

O alerta é dado a toda a comunidade marítima e à população em geral para os cuidados a ter, tanto “na preparação de uma ida para o mar, como quando estão no mar ou em zonas costeiras”.

As autoridades responsáveis aconselham também ao reforço da amarração e a "manter uma vigilância apertada das embarcações atracadas e fundeadas”, assim como ”evitar passeios junto ao mar ou em zonas expostas à agitação marítima", como portos, arribas ou praias.

A juntar a estas atividades, a Autoridade Marítima Nacional e a Marinha desaconselham a prática de pesca lúdica, em especial junto às falésias e zonas de arriba frequentemente atingidas pela rebentação das ondas, “tendo sempre presente que nestas condições o mar pode facilmente alcançar zonas aparentemente seguras”.​​

Segundo o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), no sábado as costas dos distritos de Lisboa e de Leiria estarão sob aviso amarelo, o menos grave na escala do IPMA, devido a agitação marítima com ondas de noroeste de 4 a 4,5 metros de altura.