Centenas de milhares de pessoas estão a fugir das suas casas devido à aproximação do super tufão Man-yi, que se abateu sobre as Filipinas. Esta é a sexta grande tempestade a atingir o país desde o mês passado. Estima-se que provoque um número elevado de mortes.

As autoridades filipinas já emitiram um apelo urgente este sábado para que os moradores das áreas mais baixas e das cidades costeiras procurem um local seguro, já que o super tufão Man-Yi está a ganhar força na sua aproximação em direção à Luzon, a principal ilha do país.

A agência meteorológica alertou para uma “situação potencialmente catastrófica e com risco de vida” na região central do país, Bicol, onde quase 180 mil pessoas já foram evacuadas.

O super tufão deve se deslocar para o oeste, passando por algumas das áreas mais populosas do país nas próximas 24 horas, com seu centro previsto para passar ao norte da capital Manila.

O administrador da defesa civil, Ariel Nepomuceno, disse que o presidente Ferdinand Marcos Jr. orientou todas as agências governamentais a “se prepararem para o pior cenário” em áreas onde se espera que Man-yi atinja.