O Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, quer começar já a discutir com o primeiro-ministro, Luís Montenegro, o próximo Procurador-Geral da República. Lucília Gago termina o mandato a 11 de outubro.
Segundo o jornal Expresso, Marcelo Rebelo de Sousa vai receber Luís Montenegro em Belém na próxima semana e entre os assuntos discutidos vai estar também a escolha do novo presidente do Tribunal de Contas. José Tavares termina o mandato no dia 7 de outubro.
Cabe ao primeiro-ministro as escolha de ambos, o Presidente da República irá depois nomeá-los.
A escolha não pode demorar muito mais tempo porque tanto Montenegro, como Marcelo, vão ter as agendas muito preenchidas nas próximas semanas.
Lucília Gago critica "súbito e recente interesse" no Ministério Público
Na cerimónia de posse de cerca de 70 novos procuradores-gerais adjuntos (PGA), que decorreu esta quarta-feira nos jardins da Procuradoria-Geral da República, em Lisboa, Lucília Gago, que sublinhou que esta seria "previsivelmente a última cerimónia oficial" a que presidiria, fez um balanço dos seis anos de mandato.
O mandato termina em outubro, mas antes a procuradora-geral será ouvida no Parlamento, na próxima semana, depois de meses de fortes críticas e polémica na sequência de processos mediáticos como a Operação Influencer e o caso da Madeira, em que a atividade do MP foi questionada.
A uma semana de ser ouvida no Parlamento, a PGR fez um discurso duro dirigido aos críticos da atividade do MP, manifestando "um misto de surpresa e prudente gáudio" por constatar "o súbito e o muito recente interesse que a atividade do Ministério Público na sua globalidade aparenta hoje despertar".
Com Lusa