O ministro da Educação, Fernando Alexandre, escusou-se novamente esta sexta-feira a confirmar ou desmentir o eventual descongelamento das propinas, sublinhando apenas que as medidas sobre a estratégia de financiamento do ensino superior serão apresentadas em breve.

"O Governo tem o dever de ter uma política clara sobre a estratégia de financiamento do ensino superior, que temos e que apresentaremos em devido tempo, no Orçamento [do Estado]. Está quase, as coisas têm o seu tempo", disse Fernando Alexandre aos jornalistas, em Barcelos, distrito de Braga, onde participou num seminário de abertura do novo ano letivo.

Questionado se o descongelamento das propinas é ou não uma hipótese, Fernando Alexandre reiterou que as medidas serão apresentadas "nos timings de divulgação do Orçamento".

"O Orçamento está a ser preparado e em devido tempo anunciaremos as nossas medidas", disse ainda.

Sobre a falta de professores que continua a existir, o ministro disse estar a fazer os possíveis para garantir a normalidade do arranque do novo ano letivo e responsabilizou o anterior Governo por ter agravado o problema.

Com Lusa