Para assinalar o 50º aniversário do 911 Turbo, a Porsche acaba de lança uma edição exclusiva do seu icónico desportivo.

Apresentado em 1974, o Porsche 911 Turbo (930) revolucionou os limites do que era possível fazer. Transportou a tecnologia turbo dos veículos de competição 917/10 e 917/30 para um desportivo de produção com performance superior e associou-a a um design única e uma utilização diária sem precedentes.

Para assinalar os 50 anos deste modelo, a Porsche criou o 911 Turbo 50 Years que combina a performance com os melhores materiais e elementos de design exclusivos. Desta forma, interior e o exterior relembram modelos históricos do 911 Turbo, reforçados com elementos de estilo contemporâneos e elegância intemporal.

Esta edição comemorativa tem como base o 911 Turbo S apresentado em 2019 e apresenta um grafismo em vinil nas laterais de série que remete para a histórica pintura do Porsche 911 RSR Turbo apresentado no Salão Automóvel de Frankfurt em 1973, um antecessor do 911 Turbo.

Para além disso, receba a cor Turbo, um tom exclusivo dos modelos Porsche Turbo, que surge pela primeira vez num 911. Esta mesma cor é utilizada nas inserções da tampa traseira, na tampa do depósito de combustível e no escudo Porsche. Pode ainda ser encontrada como cor de contraste no logótipo do modelo Turbo 50.

Outra referência histórica é a utilização do Cinzento Antracite na asa traseira, zona inferior do para-choques traseiro, basse dos espelhos retrovisores exteriores e frisos das entradas de ar.

Já a grelha traseira recebe um emblema com um ícone turbocharger e os anos 1974-2024. Quando a porta é aberta, o projetor em LED mostra a imagem de um turbocompressor no solo. O Porsche 911 Turbo 50 Years está equipado de série com jantes 911 Turbo S Exclusive Design em Turbonite.

Tal como no exterior, também o interior do 911 Turbo 50 Years é uma homenagem aos primeiros 911 Turbo, estando por isso dotado do icónico tartan McKenzie surge nos centros dos bancos e nos painéis das portas. Os elementos em cor de contraste Turbonite diferenciam ainda mais esta versão dos 911 Turbo S base.

Os detalhes em Turbonite incluem os cintos de segurança, os comandos de controlo, os pespontos decorativos, os frisos com inserções decorativas em Pele em Preto e o escudo Porsche no volante desportivo GT.

Já as proteções das soleiras das portas apresentam um acabamento em alumínio escovado em Preto e estão equipadas com o logótipo Turbo 50 iluminado. O logótipo surge também gravado nos encostos de cabeça dos bancos desportivos adaptativos plus. Na zona superior do porta-luvas encontra-se uma placa em alumínio alusiva ao aniversário com o logótipo Turbo 50 e o número da edição limitada. Nota ainda para o topo do tablier que é adornado com um relógio analógico Porsche Design Subsecond com um design especial Turbo 50.

A Porsche anunciou ainda que o pacote Heritage Design, disponível como opcional, para aprimorar ainda mais a estética desta edição de aniversário.

No capítulo mecânico não existem alterações face ao 911 Turbo S apresentado em 2019, que serve de base a esta versão de aniversário, ou seja, o 911 Turbo 50 Years, está equipado com o motor boxer seis cilindros de 3,7 litros com dois turbocompressores de geometria variável (VTG) que debita 650 cv de potência e um binário máximo de 800 Nm, e que permitem acelerar de 0 a 100 km/h e, 2,7 segundos para acelerar dos 0 aos 100 km/h e atingir os 200 km/h em menos 8,9 segundos.

A potência é transmitida às quatro rodas através da transmissão de dupla embraiagem de 8 velocidades (PDK) e da tração integral ativa Porsche Traction Management (PTM) com Porsche Torque Vectoring Plus (PTV Plus), incluindo o bloqueio do diferencial traseiro com distribuição de binário totalmente variável.

O Porsche 911 Turbo 50 Years vai contar com uma edição limitada a 1974 unidades e já está disponível para encomenda com o preço a começar nos €332 639, e as primeiras entregas estão previstas para o início do outono de 2024.