A Yamaha está a desenvolver um motor V4 para o MotoGP, mostrando-se aberta a um novo conceito depois de vários anos com um quatro cilindros em linha – sendo a única com este tipo de motor desde que a Suzuki saiu no fim de 2022.

Fabio Quartararo é um dos pilotos do construtor de Iwata e, em conferência de imprensa, comentou esta opção: ‘Quando, não faço ideia. Mas no fim de contas há muito tempo que ouvimos que a Yamaha está a trabalhar num V4. Eles estão pelo menos a tentar juntar tudo há vários meses, vimos novas pessoas, uma nova mentalidade’.

O campeão do mundo de 2021 considera que a Yamaha está num rumo adequado e o trabalho é visível, embora saliente que se atravessa um processo de mudança que requer tempo:

Julgo que a forma como estamos a trabalhar é boa, mas não podes mudar uma mentalidade simplesmente em poucas semanas. Por isso, creio que neste momento estamos a encontrar uma maneira de trabalhar, mas nos últimos três ou quatro anos estivemos muito distantes dos construtores europeus. Por isso estamos a tentar recuperar, e penso que a Yamaha está a fazer um trabalho realmente bom.