Depois do GP do Japão houve muita polémica a envolver Joan Mir e Álex Márquez sobretudo depois ao incidente que culminou com ambos fora da corrida e uma penalidade para o piloto da Gresini Racing. Na altura Á. Márquez falou em dualidade de critérios, e voltou a lembrar o GP da Indonésia e Jack Miller que saiu incólume e sem incidentes.
Na antevisão do GP da Austrália, o #73 foi confrontado com as palavras duras de Mir perante o incidente que teve consigo, e com a Direção de Corrida, considerando que o compatriota foi longe demais e se descontrolou, citado pelo Motosan: ‘Quando o Joan falou com a imprensa, exaltou-se e não fez muito sentido o que disse’.
Além disso e após conversar com o adversário, antes ainda do debrief com a imprensa, Mir terá tido outra reação e outras palavras no cara a cara com Á. Márquez: ‘Fiquei surpreendido com a reação do Mir, porque não bateu nada o que me disse a mim com o que encontrei na imprensa após as suas declarações’.
O piloto da Gresini disse ainda que estava particularmente aborrecido com a penalização, uma vez que na ronda anterior na Indonésia houve uma situação também polémica e sem que tivesse havido sanções: ‘Pessoalmente, estava irritado com a Direção de Corrida por causa da volta longa. Disseram-me que a razão foi que tinha arruinado a corrida de outro piloto, mas em Mandalika, o Jack Miller acabou com a de três’.