Os comissários tiveram trabalho no sábado do GP dos Países Baixos de Fórmula 1. Horas depois da qualificação em Zandvoort, surgiram duas penalizações – sendo uma delas desclassificação.«

Alexander Albon (Williams/Mercede) conseguiu um respeitável sétimo lugar na qualificação, mas terá de arrancar de último depois de ter sido desclassificado. Os comissários concluíram que o corpo do fundo plano não cumpre o volume regulamentado, embora a equipa alegue que as suas medições não mostraram qualquer ilícito.

No caso de Lewis Hamilton (Mercedes), a punição não foi tão pesada. O britânico, que se qualificou em 11.º depois de um final de Q2 dramático e para esquecer, irá arrancar de 14.º. Isto porque foi admoestado em três posições, por ter bloqueado Sergio Pérez (Red Bull) em pista durante a Q1.

Deste modo, a grelha de partida para a corrida deste domingo em Zandvoort terá algumas alterações. Um dos grandes beneficiados é Carlos Sainz (Ferrari), que depois de falhar o acesso à Q2 acabará por partir no top dez, de décimo. A pole position continua na posse de Lando Norris (McLaren/Mercedes), que dividirá a linha da frente com Max Verstappen (Red Bull).