Com a campanha da última temporada presente na memória, o Benfica prepara-se para arrancar uma nova aventura na UEFA Women's Champions League. Quartofinalista na edição transata, o clube encarnado inicia, esta quarta-feira, nova caminhada que espera ser tão ou mais bem sucedida do que a última. O primeiro teste é disputado em Sarajevo, na Bósnia e Herzegovina, com as dinamarquesas do Nordsjaelland.

Orientada pelo inglês Chris Sargeant, a formação dinamarquesa apresenta um plantel quase todo local, com apenas quatro jogadoras estrangeiras no elenco. O plantel é praticamente o mesmo da temporada passada, com o mesmo técnico e, portanto, com ideias bem consolidadas. Este é um Nordsjaelland pronto para tentar dificultar ao máximo a tarefa benfiquista.

Mas como joga a formação nórdica? Habitualmente, o Nordsjaelland parte de um 4x4x2 clássico, com Alma Aagaard e Anna Walter na dupla de ataque. A principal figura, no entanto, habita no corredor direito: Emilia Ásgeirsdóttir, jovem de 19 anos que regressou ao clube este verão, proveniente do Thór/KA, e leva cinco golos em quatro jogos.

No que concerne aos comportamentos coletivos, este é um Nordsjaelland que privilegia a saída de bola apoiada desde trás e que gosta de dominar os jogos. As dinamarquesas colocam muitas unidades no ataque e apresentam liberdade de movimentos, sendo constantes as permutas posicionais. No flanco esquerdo é possível verificar em vários momentos trocas posicionais entre Anna Walter e Josefine Funch, que parte da ala canhota para surgir muitas vezes em zonas mais centrais.

É no momento da perda da bola que o Benfica poderá capitalizar perante este adversário. Embora tenha os princípios de procurar reagir rápido à perda e abafar a portadora da bola, o Nordsjaelland não é uma equipa particularmente agressiva a defender e concede algum espaço do qual as águias podem tirar proveito nos segundos imediatos após a recuperação.

Imbatível no campeonato dinamarquês e a partilhar liderança com o Fortuna Hjørring, o Nordsjaelland é o primeiro obstáculo do Benfica no regresso da UEFA Women's Champions League. Esta quarta-feira, a partir das 16h00 (horário de Portugal Continental), as águias discutem a continuidade na prova.