Tomé Sousa tem sido veiculado como o guarda-redes mais jovem de sempre a atuar no primeiro escalão do futebol nacional. O próprio zerozero também seguiu a mesma toada, acreditando que o jovem guardião seria mesmo o novo detentor deste impressionante feito.

No entanto, após uma viagem na vasta base de dados, o nosso portal pode agora desmentir esta afirmação, em colaboração com o Playmaker Stats. Apesar da precoce estreia do atleta axadrezado diante do Estrela da Amadora (2-2), com 17 anos e nove meses de idade, o recorde remonta à temporada 1966/67.

Na respetiva época, Gabriel Gaspar estreou-se na jornada inaugural da I Liga, frente à Académica OAF. Caro leitor, esta primeira aparição do jogador dos alcantarenses ocorreu com... 16 anos de idade. Curiosamente, Artur Jorge, com um bis, atormentou o guardião luso, que saiu do Estádio da Tapadinha com uma derrota.

De realçar que o menino Tomé não aparece sequer neste pódio. António Silva, em 1949/50, jogou 90 minutos contra o Vitória FC, quando tinha 17 anos e quatro meses. Kadú, ao serviço do FC Porto, leva o Bronze. O internacional angolano atuou pela turma principal dos dragões na 30º ronda da Liga ZON Sagres 2011/12, com 17 anos e cinco meses.