Tem tudo para ser uma noite condizente com o estatuto da EHF Champions League: ao mais alto nível. Sporting e Fuchse Berlin vão enfrentar-se esta quinta-feira (apito inicial marcado para as 19h45, no Pavilhão João Rocha), sendo que este duelo conta com os ingredientes necessários para ser um dos encontros de destaque desta quarta jornada da competição europeia.

Os leões, pese embora o empate em casa do Eurofarm Pelister (24-24), da Macedónia do Norte, continuam a ser um dos emblemas em melhor forma neste panorama. Essa qualidade continua a ser refletida no Campeonato Placard Andebol 1, prova em que somam oito vitória em oito jogos realizados, sendo que a mais recente «vítima» foi o Póvoa AC, que acabou por perder por 38-25.

Sporting
Machineseeker EHF Champions League 2024/25
4J
3V
1E
0D
134-102G
A grande 'novidade' para esse duelo recaiu na lesões (e consequente ausência) de João Gomes. O lateral direito apareceu junto dos seus companheiros com o braço condicionado, fazendo com que Ricardo Costa tenha de recorrer a outro tipo de soluções para ultrapassar uma equipa que está no primeiro lugar da Liqui Moly Handball-Bundesliga, considerada por muitos a melhor liga do mundo.

O Fuchse Berlin é um dos emblemas mais poderosos por estas andanças, pois contam inúmeros jogadores de classe mundial. A grande estrela é Mathias Gidsel, lateral direito dinamarquês que já leva 84 golos apontados em 11 partidas de 2024/2025. Para além disso, nomes como Lasse Andersson (central / lateral esquerdo) ou Tobias Reichmann (ponta direita) ajudam a perceber a dimensão deste adversário.

Pese embora todos estes argumentos, o Sporting 'nunce teve medo', pois venceu... as últimas duas partidas entre as equipas, em fevereiro de 2024. Na altura, os desfechos positivos por 31-32 e 32-28 ajudaram a ganhar confiança na EHF European League (os alemães, por seu turno, perderam na final contra o Flensburg-Handewitt). Os protagonistas são praticamente os mesmos, mas a competição, essa, é diferente. Quem conquistará mais dois pontos nesta caminhada?

Salvador Salvador em discurso direto

Adversário: «Estamos a jogar a melhor competição de clubes do mundo e queremos olhar o Füchse Berlin nos olhos. Estamos a crescer ao longo da época e a jogar em casa somos muito fortes. Vamos jogar para ganhar (...) Não mudaram muito a equipa, mantiveram praticamente os mesmos jogadores. Têm uma grande equipa, jogam no melhor campeonato do mundo e também estão confiantes. Vai ser um excelente jogo e esperemos que caia para o nosso lado.»

Pavilhão João Rocha: «Se pudermos contar com esse tipo de ambientes outra vez, vamos estar sempre mais perto de ganhar. Assim, qualquer equipa que venha aqui jogar vai sentir mais dificuldades e maior pressão (...) Estamos a colher os frutos do trabalho que esta equipa tem desenvolvido e não queremos parar por aqui.»