Os bases Anthony da Silva e Francisco Amarante integram os 14 convocados da seleção portuguesa de basquetebol para o duplo confronto com a Eslovénia, da fase de qualificação para o Eurobasket'2025.

Em relação aos dois primeiros embates de qualificação, realizados em fevereiro, o desaire caseiro com Israel (70-72) e a vitória na Ucrânia (79-77), Anthony Silva (Évreux) e Francisco Amarante (Oviedo) substituem os extremos Rúben Prey e Nuno Sá.

Nos eleitos, continua a não estar o poste Neemias Queta, que está a fazer um grande arranque de temporada nos campeões Boston Celtics, por estar precisamente a disputar a liga norte-americana de basquetebol (NBA), motivo que também afasta, nos adversários lusos, o base Luka Doncic (Dallas Mavericks).

A formação das quinas recebe a Eslovénia em 22 de novembro, em Almada, a partir as 19:00, e, três dias depois, desloca-se a Koper, para medir forças com o mesmo adversário, nas terceira e quarta jornadas do Grupo A de qualificação.

Após duas rondas, Portugal segue no terceiro lugar, com três pontos, menos um do que a líder Eslovénia, os mesmos de Israel, segunda classificada, e mais um do que a Ucrânia, quarta, sendo que os três primeiros seguem para a fase final.

Portugal conquistou um lugar na fase de qualificação ao vencer o Grupo F da segunda ronda de pré-qualificação, com 11 pontos, os mesmos da Bulgária, segunda, oito da Roménia, terceira, e seis do Chipre, quarto e último.

Lista dos 14 convocados:

Bases: Anthony Silva (Évreux Basket, Fra), Diogo Gameiro (Benfica), Diogo Ventura (Sporting), Diogo Brito (Club Ourense, Esp), Francisco Amarante (Alimenka Oviedo, Esp) e Rafael Lisboa (Ourense, Esp).

Extremos: André Cruz (Sporting), Miguel Queiroz (FC Porto), Travante Williams (CSM Oradea, Rom) e Vladyslav Voytso (Cantabria, Esp).

Postes: Cândido Sá (CB Cáceres, Esp), Daniel Relvão (Benfica), Gonçalo Delgado (FC Porto) e Ricardo Monteiro (Vitória de Guimarães).