A Austrália foi a vencedora da edição de 2024 do Motocross das Nações, realizada este fim de semana em Matterley Basin (Reino Unido). O país alcançou a sua primeira vitória, com os pilotos Hunter Lawrence, Jett Lawrence e Kyle Webster. Portugal ficou em 28.º, depois de falhar a final principal.

A primeira corrida juntou as categorias MXGP e MX1 em pista, com Tim Gajser (Eslovénia/Honda) a levar a melhor batendo Eli Tomac (Estados Unidos da América/Yamaha) por claros 6,810s. Romain Febvre (França/Kawasaki) foi terceiro a 8,978s, depois de ultrapassar Jorge Prado (Espanha/GasGas) durante a quinta volta.

Já na segunda corrida (MX2 + Open), Jett Lawrence obteve uma vitória clara. O australiano, numa Honda, liderou desde cedo e bateu Rúben Fernández (Espanha/Honda) por 7,919s. Simon Längenfelder (Alemanha/GasGas) foi terceiro, posição à qual chegou em definitivo a meio da prova quando ultrapassou o campeão do mundo de MX2, Kay de Wolf (Países Baixos/Husqvarna).

As decisões dependeram da terceira corrida, com as categorias MXGP e Open. Gajser somou mais uma vitória, numa luta renhida com Jett Lawrence na qual os pilotos terminaram separados por apenas 0,459s garantindo emoções fortes até ao fim. Tomac foi terceiro, e Hunter Lawrence cortou a meta em quarto num forte resultado coletivo para a Austrália.

Contas feitas, a Austrália somou 26 pontos para vencer o MXGP das Nações 2024. Em segundo ficaram os EUA com 29 pontos, e os Países Baixos fecharam o pódio com 36 pontos. Espanha e França ficaram a seguir no top cinco. De lembrar que os pontos são a soma das posições em corrida, pelo que o objetivo é ter tão poucos pontos quanto possível.

Portugal não foi além do 28.º lugar. O país lutou pela última vaga na final através da participação na Final B, mas Luís Outeiro (Yamaha), Paulo Alberto (Yamaha) e Sandro Lobo (Yamaha) não conseguiram esse objetivo ao serem 14.º, 20.º e 30.º, respetivamente.

Resultados: