16 anos depois, o Brasil está de volta a uma final Olímpica no futebol feminino. A canarinha surpreendeu, esta terça-feira, a campeã mundial Espanha, que goleou por 4-2.

As duas equipas voltaram a encontrar-se no torneio e é como se costuma dizer: quem ri por último, ri melhor. Na fase de grupos, a Espanha venceu as brasileiras por 2-0, porém, no segundo encontro do torneio entre as duas equipas, as brasileiras saíram desta vez vencedoras.

O resultado começou a ser constuído aos seis minutos, com o autogolo de Irene Paredes. Ainda antes do intervalo, Gabi Portilho (45+4') aumentou a vantagem da canarinha, com um belo remate no coração da área. Já no segundo tempo, o Brasil chegou ao 3-0, numa autêntica carambola que começou com uma bola à barra de Adriana, esta sobrou para Gabi Portilho e, de cabeça, voltou a passar para Adriana (72') que, à segunda, não falhou.

Duda Sampaio (85'), com um autogolo, ainda reduziu para a Espanha, mas Kerolin (90+1'), na cara da guarda-redes adversária, consumou a goleada. O resultado ficou fechado aos 90+12 minutos, com um tento de Salma Paralluelo.

A canarinha, está assim de volta a uma final olímpica e vai logo enfrentar as tetracampeãs dos Estados Unidos. Esta será a terceira vez que estas duas equipas se encontram em finais olímpicas, repetindo assim a final de Atenas 2004 e de Pequim 2008, ambas conquistadas pelas norte-americanas após prolongamento.