Angola e Guiné-Bissau entraram com o pé direito na qualificação para o CAN 2025 que se realizará em Marrocos. Os palancas negras venceram de forma incrível o Gana, uma das seleções favoritas, por 0-1. Os guineenses também venceram pela margem mínima a seleção do Essuatíni.

Com David Carmo, Kialonda Gaspar e Gelson Dala no onze inicial, a seleção angolana derrotou uma das favoritas do continente africano, a seleção ganesa. Os palancas, treinados por Pedro Gonçalves, não poderiam desejar melhor entrada na qualificação para o CAN 2025. O Gana entrou em campo com as estrelas da companhia: Partey, Fatawu, Kudus, Ayew, e ainda havia Iñaki Williams, que começou no banco.

O golo da vitória surgiu aos 90+4' por intermédio de Milson - entrado aos 76 minutos -, depois de uma defesa incompleta de Ati Zigi, mas o herói da partida foi Neblu. O guardião angolano teve um papel preponderante na vitória da sua seleção. Destaque ainda para a utilização de Depú (Gil Vicente).

A Guiné-Bissau recebeu e venceu o Eswatini por 1-0 num jogo recheado de conhecidos dos nossos campeonatos. Manuel Balde, Nanu, Carlos Mané, Alfa Semedo, Banjaqui, Mama Balde e Franculino Djú - a realizar uma época espetacular na Dinamarca.

Bura - ex-Farense - marcou o único golo da partida aos 14 minutos, depois de uma assistência de Carlos Mané. Os guineenses, comandados por Luís Boa Morte, assumiram as responsabilidades de jogar em casa e dominaram a partida. Entrada forte da Guiné-Bissau no grupo I da qualificação para o CAN 2025.

Na segunda jornada, a seleção angolana vai receber o Sudão na próxima segunda-feira, dia 9, e a seleção da Guiné-Bissau desloca-se a Moçambique na próxima terça-feira, dia 10.