Carolina João e Diogo Costa conseguiram, esta quinta-feira, o sétimo diploma olímpico de Portugal nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, ao terminaram a classe de 470 mistos no 5.º lugar. Após a provam os velejadores portugueses celebraram um resultado «espetacular».
«Se virmos as coisas de um plano mais geral, é um quinto lugar espetacular. A vela é um desporto muito medalhado em Portugal, mas, ao mesmo tempo, as medalhas já são mais velhas do que eu. Era um sonho que tínhamos e achávamos que éramos capazes, mas, ao mesmo tempo, sabíamos que era uma ambição muito grande», declarou Diogo Costa, no final da medal race.
Sentimento que Carolina João também demonstrou: «Estamos muito contentes com o trabalho que temos vindo a desenvolver. O objetivo era conseguirmos o diploma, conseguimos. Lutámos até ao fim, porque matematicamente a medalha ainda era possível, mas dependíamos um bocado dos segundo, terceiro e quarto, que tinham de fazer uma má regata, e não fizeram. O que podíamos controlar, controlámos, saímos com o quinto lugar e diploma olímpico», adiantou.
Apesar do diploma olímpico, a parceria lusa aponta já a Los Angeles 2028. Diogo Costa referiu mesmo que essa é a melhor hipótese para a dupla. «Desde o princípio que apontámos a nossa oportunidade real para Los Angeles e foi o que a Carolina disse antes de chegar a terra, a campanha de Los Angeles começa amanhã», finalizou.