Ao fim de nove jogos consecutivos a vencer, a Austrália interrompeu, esta terça-feira, a senda vitoriosa do Japão na fase de qualificação para o Campeonato do Mundo 2025. A seleção nipónica começou em desvantagem, mas manteve a invencibilidade na prova após resgatar um empate tardio (1-1), em jogo a contar para quarta jornada do grupo C. Morita, médio do Sporting, foi titular na partida.
O conjunto visitante apresentou-se na partida com um bloco baixo e tentou apostar na saída rápida em contra-ataque, mas sem sucesso. Isto porque esteve, desde os instantes iniciais, à mercê da insistência ofensiva do Japão, que tentou de tudo para desfazer o nulo na primeira parte. Sem sucesso.
Já na segunda metade, e pese embora o rumo da partida, a Austrália inaugurou o marcador aos 58 minutos. Miller bombeou o esférico para o coração da grande área e Taniguchi, precipitado no corte, introduziu a bola na própria baliza. Contra todas as expectativas, os visitantes encontravam-se a vencer.
Hajime Moriyasu ordenou a subida das linhas aos seus pupilos e a decisão deu frutos. Já perto do final, aos 78 minutos, novo autogolo na origem da igualdade no confronto. Nakamura, saído do banco, atacou pelo flanco esquerdo e, após trocar as voltas aos defesas contrários, obrigou Burgess a introduzir a bola na própria baliza. Novo alento na partida para os Samurai Blue.
Apesar das contínuas tentativas de aproximação à área dos australianos, os homens da casa pecaram na finalização e o marcador não sofreu alterações até ao apito final. Com este resultado, o Japão mantém o primeiro posto do grupo, com três vitórias e um empate (dez pontos). Já a Austrália posiciona-se no segundo lugar, com cinco pontos.