Uma das surpresas do Treino do GP da Austrália de MotoGP foi Álex Márquez. O espanhol da Gresini ficou em segundo, a apenas 0,102s do irmão e colega de equipa Marc, uma zona da classificação em que não está muitas vezes.

O piloto admitiu que o cancelamento do primeiro treino livre devido à chuva até o ajudou: ‘Foi positivo, não consigo dizer mais nada. Foi curto, mas quando temos dias curtos, normalmente é melhor para mim. Porque, não sei porquê, quando passo mais tempo em pista, para mim é pior. Preciso de ser muito curto, foi uma boa sexta-feira’.

Álex Márquez falou depois das suas sensações: ‘Ontem, eu disse que precisava de me divertir na moto outra vez, e diverti-me desde a primeira volta. Esta é uma pista em que podes ter o fluxo, ou podes ir na direção oposta em todo o lado. Mas eu estive a ter uma sensação mesmo boa desde a primeira volta, a afinação estava a funcionar, a moto estava a funcionar, e fui capaz de encontrar o limite’.

Apesar das indicações encorajadoras, o #73 ressalvou que ainda há muito trabalho pela frente: ‘É bom, mas é só sexta-feira; ainda precisamos de entender várias coisas e de dar um passo em frente, porque se amanhã estiver seco, penso que na qualificação estaremos no 1m26s, e será importante experimentar também os pneus no FP2. Por isso, amanhã o dia não será fácil’.