Após a queda que envolveu Maverick Viñales e Marco Bezzecchi em Phillip Island, Casey Stoner – defensor acérrimo de um MotoGP mais puro e de foco virado para o piloto e motos com menos tecnologia e apêndices aerodinâmicos – deixou no ar uma questão sobre precisamente a possibilidade de «amanhã» os pilotos serem capazes de pilotar as motos, e agora o #12 «respondeu» ao duas vezes campeão do Mundial, e explicou que isso até funcionaria… a seu favor.
O piloto da Aprilia, perante as afirmações de Stoner não teve dúvidas em afirmar que sim, que os pilotos são capazes de pilotar, mas que precisariam de algumas sessões, e deu até o exemplo de Raúl Fernández: ‘O Raúl sem isso portanto impossível não é. Obviamente precisarias de tempo, talvez três treinos, para dar um ‘reset’ à eletrónica porque obviamente não é o mesmo. Impossível não é’.
E continuou: ‘A única coisa que me deixaria um pouco preocupado é o pneu da frente porque agora estamos a pilotar com compostos muito duros por causa da aerodinâmica, e não sei se os removêssemos se estes compostos iriam funcionar, e é a única coisa que… Mas bem, o Raúl disse que funcionou muito bem, por isso não sei’.
A inclinação, a travagem, questionou a imprensa, com Viñales a ser claro: ‘Isso seria mais uma questão de técnica de pilotagem, por isso melhor para mim. Para mim seria melhor. Mais seguro? Depende da situação. Obviamente não é simpático, por exemplo em Phillip Island com o vento, mas depende da situação: ganhamos segurança por um lado, e estás menos seguro por outro. Mas podem ver que o Raúl pilotou bem toda a corrida, por isso é possível’.