Enea Bastianini alcançou o triunfo na corrida Sprint do GP da Tailândia de MotoGP. O piloto assumiu a liderança logo após o arranque e dominou a prova deste sábado em Buriram, na qual Jorge Martín voltou a ganhar pontos a Francesco Bagnaia na luta pelo título.

A agressividade de Martín (Prima Pramac/Ducati) no arranque foi demasiada, e custou-lhe a descida a quinto depois da primeira curva. Pelo contrário, Bastianini (Ducati) passou para a liderança na frente do colega Bagnaia.

Marc Márquez (Gresini/Ducati) ficou em terceiro e Pedro Acosta (Red Bull GasGas Tech3/KTM) em quarto. Na segunda volta, Martín recuperou o quarto lugar face a Acosta. O rookie viria a cair na quarta volta, perdendo quaisquer chances de lutar por um bom resultado.

A recuperação de Martín continuou na volta cinco com uma ultrapassagem a Marc Márquez, ficando então no encalço de Bagnaia. O líder do campeonato ultrapassou o grande rival na luta pelo título na sétima volta, com uma manobra aguerrida. Marc Márquez estava colado aos dois, mas Bastianini tinha conseguido um avanço mais sólido no topo.

Apesar do ritmo forte, Martín começava a ter de se preocupar com as infrações de limites de pista, enquanto Bagnaia continuava colado e a pressionar. Na última volta, o #89 conseguiu afastar-se.

Isolado desde cedo, Bastianini selou a vitória 1,357s na frente de Martín, com Bagnaia em terceiro e a perder de novo pontos para o espanhol. Marc Márquez e o seu irmão, Álex (Gresini/Ducati) fecharam o top cinco.

Pontuaram ainda Franco Morbidelli (Prima Pramac/Ducati), Marco Bezzecchi, Fabio Di Giannantonio (Pertamina Enduro VR46/Ducati) e Brad Binder (Red Bull KTM), com o sul-africano a ser o primeiro não Ducati.

Resultados: