A nona jornada da Liga Portugal Betclic reservou-nos um duelo entre históricos do futebol português. No presente, o Vitória SC está melhor, mas a casa do Estrela da Amadora não é um terreno fácil para quem o visita. Por isso, o espetáculo é garantido na noite do próximo domingo.

Tentar dar a volta

Iniciando esta antevisão pela formação anfitriã, o Estrela não tem tido uma temporada fácil, quiçá aquém das expectativas. O 16º lugar, com apenas uma vitória no campeonato, tem de ser encarado com uma desilusão pelos adeptos da Amadora, sobretudo quando no plantel há nomes como Nani, Alan Ruiz, Jovane Cabral, Ferro... Enfim, a lista continua: não é por falta de qualidade.

A desilusão quase aumentou de tom no passado fim de semana, quando o Estrela só empatou aos 90' e precisou de recorrer ao prolongamento para eliminar a bem mais modesta formação do Anadia FC. Seria um tiro no pé - eventualmente fatal - para José Faria, o segundo timoneiro da época - ainda curta - na Reboleira.

Na antevisão, o técnico mostrou-se confiante que pode parar o bom momento do Vitória SC: «Sinto a equipa mais confiante, um espírito de grupo cada vez mais forte. Estamos unidos, vejo um grupo onde há brilho e cor e vamos tentar trazer esse brilho para este grande estádio. Que seja um grande espetáculo e que o Estrela possa sair vencedor.»

Bom momento é pouco

Rui Borges, do outro lado, não entrou em euforias: «Será um jogo exigente perante um público exigente também, num ambiente muito bom que também apanhámos na quinta-feira. O Estrela joga na sua casa, perante os seus adeptos, é uma equipa muito comprometida, intensa e competitiva, à imagem do seu treinador e também do local. Espera-nos um jogo difícil, olhamos para a especificidade de cada equipa que defrontamos e o Estrela tem mudado as suas estruturas, em termos ofensivos e defensivos.»

Os pés podem estar na terra, mas a cabeça dos adeptos vitorianos está a viver um sonho. O Vitória bateu um recorde europeu na passada quinta-feira - equipa portuguesa com mais vitórias consecutivas nas competições UEFA - e tem sido das equipas mais competentes da Conference League: duas vitórias em dois jogos, em lugar de acesso direto à próxima fase.

No campeonato, ainda que menos espetacular, a campanha também é positiva: oito jogos, quatro vitórias e apenas duas derrotas; uma contra o FC Porto e um desaire diante do AVS.

Nas visitas à Amadora, o registo, contudo, está bastante equilibrado. Em 17 jogos, existem cinco empates e seis vitórias para cada lado. Se formos mais específicos, neste século, foram disputados seis jogos e as vitórias dividem-se.

Um verdadeiro - e histórico - tira-teimas na Amadora, decisivo para o futuro de ambas as formações. Às 20h30, quando soar o apito inicial, quem vai levar a melhor?