O Famalicão recebeu, pela quarta temporada consecutiva, o certificado referente ao processo de certificação de entidade formadora ‘cinco estrelas'.
A placa alusiva à distinção foi entregue ao emblema minhoto na última semana, em Guimarães, sendo que na base do reconhecimento esteve a qualidade das infraestruturas detidas pelo clube, bem como os méritos competitivos alcançados pelas suas equipas de formação, que estão todas a competir nos respetivos campeonatos nacionais.
Além destes dados, há, naturalmente, a salientar o desenvolvimento de vários jogadores que chegaram à equipa principal e/ou a outros patamares do futebol europeu. Neste contexto, destaque para Gustavo Sá, Luiz Júnior e Alexandre Penetra, entre outros.
Gustavo Sá completou a maior parte do seu processo de formação no Famalicão, sendo, nos dias de hoje, um dos grandes craques da elite famalicense e um dos principais ativos da SAD liderada por Miguel Ribeiro. Luiz Júnior chegou ao Minho na época 2019/2020, tendo começado pelos sub-19 e rumado depois aos sub-23. O percurso continuou a ser de grande sucesso na equipa A, de onde saiu, no último defeso, rumo ao Villarreal, num negócio que rendeu aos minhotos uma verba a rondar os 12 milhões de euros. Já no que concerne a Alexandre Penetra, o defesa-central trocou o Benfica pelo Famalicão em 2020/2021, começando pelos sub-23 e afirmando-se rapidamente na equipa principal. Aí esteve duas épocas, demonstrando todo o seu valor e transferindo-se, depois, para o AZ Alkmaar, por cerca de 5 milhões de euros.
Olhando a outros nomes, nota também para Afonso Rodrigues e Diogo Costa, dois jovens que transitaram dos sub-19 e que estão atualmente às ordens de Armando Evangelista. E olhando também aos sub-23, importa referir que Samuel Lobato (agora no plantel principal), Otávio (FC Porto) e Pablo (Gil Vicente) foram outros elementos que puderam usufruir da excelência das condições de trabalho existentes na academia famalicense e completar os respetivos processos formativos para singrarem ao mais alto nível.