O FC Porto optou por não prosseguir as negociações com o Santos pelos préstimos de Jair, incomodado com a resistência da direção do Peixe, e acertou esta segunda-feira o nome do defesa que fechará o lote de centrais para 24/25: Tiago Djaló.

Tiago Djaló
3 títulos oficiais

Tal como a imprensa italiana avançou, e o zerozero foi capaz de confirmar já esta tarde, Djaló vai chegar ao Dragão num empréstimo simples da Juventus, sem cláusulas de compra associadas. Os portistas responsabilizam-se por metade do salário do atleta - cerca de dois milhões/época.

Tiago Djaló tem 24 anos, contrato com a Vecchia Signora até 2026, e não fazia parte dos planos de Thiago Motta para a nova época. Na campanha anterior, o defesa formado entre Damaiense e Sporting esteve apenas num jogo oficial, o que significa que chegará ao Dragão a necessitar de minutos e ritmo.

Com Tiago Djaló garantido, e a faltarem apenas os exames clínicos antes da oficialização, Vítor Bruno fica com um lote de centrais renovado. Otávio Ataíde e Zé Pedro continuam e a eles juntam-se Nehuén Pérez e Tiago Djaló.

Gabriel Brás, chamado para o banco nas últimas partidas, continuará a competir na equipa B e Iván Marcano precisará ainda de algum tempo antes de voltar. O espanhol não joga precisamente há um ano - 15 de setembro de 2023.

De Alvalade ao Dragão: quem é Djaló?

Colega de Maximiano, Rafael Leão, Bragança e Thierry Correia, entre outros, na formação do Sporting, Tiago Djaló foi quatro vezes campeão nacional nas camadas jovens e representou em 26 jogos as seleções nacionais. Em 2021 foi vice-campeão europeu de sub21, mas nunca entrou em campo, tapado pela dupla Diogo Leite-Diogo Queirós.

Ao 18 anos, com muita surpresa, recusou renovar pelo Sporting e assinou pelo AC Milan com direito a cláusula anti-rivais: «Senti que em Alvalade não contavam comigo», afirmou na altura.

Apesar de ter sido utilizado regularmente nos sub19 rossoneri, um ano depois mudou-se para Lille, envolvido no negócio-Leão. O seu antigo colega em Alcochete foi anunciado em San Siro e Tiago Djaló fez o percurso inverso.

Em Lille foi treinado por Christophe Galtier, Jocelyn Gourvennec e Paulo Fonseca. Viveu os melhores anos da carreira, apesar de utilizado sobretudo a lateral direito. Foram 103 jogos, três golos, a conquista de uma Ligue 1 e algumas chamadas à Seleção Nacional A na era de Fernando Santos - acabou por nunca jogar.

Em março de 2023, num nefasto Lens-Lille, Djaló sofreu uma grave lesão nos ligamentos do joelho e teve de parar vários meses. Também por aí se explica o insucesso na Juventus.

Jair adiado até dezembro?

Jair
2024
20 Jogos 1563 Minutos
1 1 0 0 2x

ver mais >
Muito bem cotado pelo scouting do FC Porto, Jair Cunha esteve, de facto, muito perto de ser jogador do FC Porto. André Villas-Boas aceitou ultrapassar a fasquia dos 15 milhões, o presidente Marcelo Teixeira estava convencido a aceitar, mas os seus conselheiros optaram pelo lado desportivo.

Apesar de ter apenas 19 anos, Jair é titularíssimo do Santos e o histórico da Vila Belmiro está envolvido na luta pela subida à Serie A. Uma saída de Jair nesta fase, se acompanhada do falhanço na promoção, desencadearia uma onda de contestação imparável para cima da direção.

Esta foi a justificação dada pelo presidente do Santos. Esse dossier foi adiado pelo menos até dezembro, sem qualquer compromisso assinado entre as partes. No mundo do futebol, quatro meses é muito tempo.