Terminada a fase de grupos do torneio de futebol masculino dos Jogos Olímpicos 2024, que se realizam em Paris, é hora de fazer um resumo dos resultados da última jornada e das seleções que continuam em competição.

No grupo A, França e EUA confirmaram o favoritismo e garantiram a passagem aos quartos-de-final. A anfitriã França não deu hipóteses aos adversários e terminou a fase de grupos com um registo perfeito: três vitórias em três jogos. Os gauleses acabaram a fase de grupos com uma vitória por 3-0 sobre a Nova Zelândia, e terminaram a mesma sem saberem o que é sofrer um golo - sete golos marcados, zero sofridos.
EUA venceram a Guiné Conacri e agarraram a vaga pelo segundo lugar. Os africanos não conseguiram fazer frente aos estadunidenses e terminaram a fase de grupos sem nenhum ponto e com apenas um golo marcado. Kevin Paredes destacou-se na vitória confortável por 3-0, com um bis.

No grupo B a Argentina e Marrocos venceram confortavelmente os seus jogos e vão marcar presença no quartos-de-final do torneio. A seleção africana derrotou o Iraque por 3-0, com três golos em 17 minutos, e acabou no primeiro lugar do grupo. A superioridade marroquina, notória no primeiro tempo da partida, foi suficiente para agarrar um dos bilhetes em direção às medalhas olímpicas.
A Argentina, de Otamendi, que até começou mal este torneio - com uma derrota frente a Marrocos na primeira jornada -, venceu sem grande dificuldade a seleção ucraniana por 2-0, com golos de Thiago Almada e Claudio Echeverri. Os seis pontos conquistados pelos argentinos valeram-lhes o segundo lugar do grupo B, garantindo assim a passagem à próxima fase.

No grupo C a seleção espanhola foi surpreendida pelo Egipto, enquanto a República Dominicana empatou com o Usbequistão num jogo que já não interessava para as contas do grupo. Os espanhóis fizeram descansar alguns dos habituais titulares, e os egípcios não se fizeram de rogados. Destaque para Ibrahim Adel que bisou na vitória por 2-1 frente a nuestros hermanos.
No outro jogo do grupo, os dominicanos e os usbeques entraram em campo com sentença definida. Rafael Núñez adiantou a República Dominicana no marcador, à passagem do minuto 51, mas o Usbequistão, por intermédio de Alisher Odilov, restabeleceu a igualdade. Resultado final: 1-1.

Por fim, no grupo D, o Japão carimbou a liderança do grupo sem grande dificuldade, quanto Paraguai e Mali discutiram o segundo lugar. Os paraguaios levaram a melhor sobre os malianos, com uma vitória pela margem mínima - 1-0 -, e segue para a próxima fase. O golo solitário foi marcado por Marcelo Fernández.
Por sua vez, os japoneses, venceram a seleção de Israel por 0-1 e terminaram a fase de grupos com um registo igual ao francês: três jogos, três vitórias, sete golos marcados, zero sofridos. Temos surpresa?

Os quartos-de-final começam a ser disputados no próximo sábado, dia 2 de agosto, onde teremos um Marrocos - Estados Unidos, um Japão - Espanha, um Egito - Paraguai e um França - Argentina.