Aldi Satya Mahendra é o novo campeão do Mundial de Supersport 300, sendo o primeiro indonésio a alcançar um título mundial de velocidade. O sexto lugar na segunda corrida de Jerez bastou para confirmar a conquista, e também o vencedor fez história – Julián García González deu a primeira vitória de sempre à Kove.
Numa corrida bastante renhida como é hábito no WSSP300, a liderança mudou constantemente de mãos, mas oscilou quase sempre entre González e David Salvador (MS Racing/Yamaha). Também Antonio Torres (ProDina Kawasaki) esteve no topo logo na primeira volta.
À entrada da última volta, Salvador estava na frente da corrida, perspetivando-se a possibilidade de repetir a vitória de ontem. Mahendra (Team BrCorse/Yamaha) era sexto e Loris Veneman (MTM Kawasaki) era segundo, mas se assim terminasse, a conquista do indonésio não estava em risco – tudo o que não fosse a vitória não serviria a Veneman.
Na derradeira volta, González conseguiu mesmo chegar à liderança e, numa luta épica, bateu Torres por apenas 28 milésimos para conseguir o primeiro triunfo para a Kove no campeonato. Marc García, o outro piloto do construtor chinês, fechou o pódio na frente de Salvador e Veneman. Mahendra cortou a meta em sexto, um resultado mais do que suficiente para celebrar o título.
Resultados: