Os canoístas João Ribeiro e Messias Baptista Canoagem garantiram o apuramento direto para as meias-finais de K2 500 metros dos Jogos Olímpicos Paris2024.

A dupla lusa foi a segunda classificada, concluindo a prova em 1 minuto, 28 segundos e 10 centésimas de segundo, atrás dos alemães Max Lemke e Jacob Schopf (1:28.03).

Na estreia da canoagem, os campeões do mundo em título disputaram a primeira série das eliminatórias no Estádio Náutico Vaires-Sur-Marne, a cerca de 40 quilómetros de Paris.

Tanto os alemães como os portugueses seguem diretamente para as meias-finais, enquanto os restantes canoístas vão competir pelos 'quartos'.

Canoístas prometer dar “os 110%” na final

"O nosso objetivo era passar direto, fazer menos uma prova. À tarde, podemos estar a descansar e ver o resto dos adversários a competir", destacou João Ribeiro, em declarações à agência Lusa.

"O outro objetivo era ter boas sensações, fazer uma boa prova, para entrar com o pé direito e acho que conseguimos fazer uma boa regata. Perdemos ali por um pouquinho com os alemães, mas as provas de K2 500 são assim. Hoje, perdemos nós, amanhã podemos ganhar, por isso é estar de cabeça erguida e continuar a trabalhar", notou Ribeiro.

Já Messias Baptista, negou que os dois tivessem doseado o esforço quando perceberam que iriam passar diretamente para a meia-final, mas reconheceu que "pelo menos inconscientemente" uma eliminatória é sempre uma prova em não dão "os 110%".

“Damos só 100% e, na sexta-feira, na semifinal e na final, será completamente diferente.”

As meias-finais de K2 500 metros estão marcadas para sexta-feira, pelas 11h10 locais (10h10 em Lisboa).

com Lusa

Visite o Especial Jogos Olímpicos

Paris 2024:

Portugal nos Jogos Olímpicos:

História dos Jogos Olímpicos:

Quizzes: