Continua o bom momento de forma de Lando Norris. Menos de uma semaena depois da vitória em Zandvoort, o piloto dominou a qualificação do GP de Itália e arrancará da pole position amanhã em Monza numa primeira fila totalmente McLaren.

O resumo da qualificação

Não existiram surpresas de maior na primeira fase da qualificação, em que a Kick Sauber se revelou particularmente inferior – Guanyu Zhou não foi além do último tempo, com Valtteri Bottas em 19.º e penúltimo.

A fazer a sua estreia absoluta na F1 com a Williams, Franco Colapinto não teve argumentos para lutar por uma vaga na Q2, mas fez um sólido 18.º posto com pouca experiência no monolugar… a menos de um décimo de segundo de Lance Stroll (Aston Martin/Mercedes) que foi o 17.º.

Yuki Tsunoda (VCARB) também ficou de fora em 16.º, a 0,044s do top 15 que foi fechado por Esteban Ocon (Alpine). O nipónico foi eliminado depois de uma melhoria do colega Daniel Ricciardo perto do fim. Norris (McLaren/Mercedes) foi o mais veloz e único a rodar no 1m19s para ficar 0,163s na frente de Charles Leclerc (Ferrari) na subsessão.

Devido à presença de gravilha em vários pontos da pista na sequência de pequenas saídas de pista, o início da Q2 foi atrasado em cerca de dez minutos. Mais uma vez, entre os eliminados não existiu nenhuma surpresa.

Fernando Alonso (Aston Martin), em 11.º, falhou a Q3 por apenas dez milésimos, sendo Nico Hülkenberg (Haas/Ferrari) o último a garantir o apuramento. De fora ficaram igualmente Ricciardo, Kevin Magnussen (Haas/Ferrari) e os Alpine de Pierre Gasly e Ocon.

Na frente, Lewus Hamilton (Mercedes) surpreendeu ao ser o mais veloz, batendo Max Verstappen (Red Bull) por 0,021s. Norris concluiu a Q2 em terceiro a 0,086s da liderança.

Chegou, por fim, a tão ansiada luta pela pole position na Q3. Norris estava na frente do colega de equipa Oscar Piastri depois das primeiras tentativas, com estes separados por apenas 0,035s. George Russell era terceiro e Hamilton quarto.

No entanto, ainda faltavam as segundas sequências de voltas, numa pista em que o cone de aspiração pode fazer toda a diferença. Verstappen bem tentou aproveitar a «boleia» do colega Sergio Pérez, mas só melhorou marginalmente.

Com uma pequena melhoria, Norris garantiu a pole position graças a uma marca de 1m19,327s, com a qual bateu Piastri por 0,109s. Russell foi terceiro a 0,113s, seguindo-se Leclerc e Carlos Sainz (Ferrari) no top cinco.

Resultados: