Leonardo Fornaroli é o novo campeão da Fórmula 3, selando o título este domingo com o terceiro lugar na segunda corrida de Monza. Sami Meguetounif foi o último vencedor da temporada que agora chega ao fim.

A partir da pole position, Fornaroli (Trident) manteve-se na liderança à frente de Alex Dunne (MP Motorsport), com Gabriele Minì (Prema) em terceiro… antes de ser ultrapassado por Meguetounif (Trident) a caminho da primeira curva da segunda volta, depois de o francês aproveitar bem o cone de aspiração.

Na terceira volta, Luke Browning (Hitech Pulse-Eight) fez um pião quando estava em luta com Nikola Tsolov (ART Grand Prix) na curva um. E, num outro incidente, vários pilotos envolveram-se e assim o safety car teve de intervir. Browning conseguiu continuar, mas teve de parar nas boxes, enquanto Cian Shields (Hitech Pulse-Eight), Matías Zagazeta (Jenzer Motorsport) e Sophia Flörsch (Van Amersfoort Racing) tiveram de abandonar.

A corrida reatou na sétima volta, com Dunne na liderança à frente de Fornaroli e Minì a perder posição para Christian Mansell (ART Grand Prix). Na luta pela liderança, Fornaroli teve uma incursão pela gravilha e caiu para quinto, atrás de Minì que era o seu principal rival na disputa do título.

Porém, logo na volta a seguinte foi a vez de Minì ter uma saída para a gravilha, o que permitiu a Fornaroli ultrapassá-lo chegando a quarto. Meguetounif chegou à liderança na volta 10, ultrapassando Dunne em travagem para a curva um. Uma volta depois, foi Mansell a ultrapassar Dunne.

O irlandês perdeu as posições de pódio quando não foi capaz de suster Fornaroli na 15.ª volta, sendo ultrapassado também por Minì na volta 16. Fornaroli não parou por aí, acabando por ultrapassar Mansell, assim como fez Minì. A luta pelo título prolongou-se até à última volta.

De facto, Minì ultrapassou mesmo Fornaroli na penúltima volta, vendo depois o rival a perder posição para Mansell. Sem baixar os braços, Fornaroli atacou o australiano e ultrapassou na última zona de DRS para ser terceiro e garantir os pontos necessários para ser campeão, mesmo tendo Minì terminado a corrida em segundo.

Indiferente a estas lutas, sem a pressão de estar a correr pelo título, Meguetounif dominou a corrida para consumar a sua segunda vitória da época. Minì foi segundo a 3,948s, sendo Fornaroli terceiro. Mansell e Dunne fecharam o top cinco. Martinius Stenshorne foi sexto, com a volta mais rápida.

Resultados: