Portugal perdeu com os Estados Unidos, por 21-17, em jogo de teste oficial da World Rugby, no Estádio Municipal de Coimbra, que dominou na segunda parte, concretizando a reviravolta no marcador, mas depois não conseguiu manter a vantagem, ao deixar-se bater num lance que decidiu a contenda.

Os lobos foram os primeiros a marcar, através de uma penalidade de Hugo Aubry (12 minutos), mas as ‘eagles’ (águias) deram a volta com ensaios de Paddy Ryan (17’) e Nate Augsperger (35’), este último após Raffaele Storti (27) também feito toque de meta para Portugal, atingindo-se o intervalo com 14-10.

Na segunda parte, Portugal voltou para frente do marcador com um ensaio de José Lima (62), num lance em que o segunda linha Steevy Cerqueira foi determinante, mas apesar do ascendente, os lobos caíram invariavelmente na armadilha defensiva norte-americana e não ampliaram a vantagem, consentindo a reviravolta das águias, por Kapeli Pifeleti (77), que fez o terceiro toque de meta e fixou o resultado, apesar dos lobos ainda terem tentado evitar a derrota, mas sem eficácia perante da coesão contrária.

A seleção portuguesa voltou a perder com os norte-americanos, após o empate (16-16) em 2022, que valeu o apuramento para o Mundial, e a vitória por 46-20 em 2023, na preparação para o Mundial de França nesse ano.

No próximo sábado (dia 16), Portugal defronta a Escócia, em Murrayfield, Edimburgo, no segundo e último encontro da janela de testes internacionais da World Rugby, integrado nas Autumn Nations Series 2024.