A federação holandesa de futebol anunciou, esta segunda-feira, a morte de Johan Neeskens, grande figura do futebol mundial, aos 73 anos. 

"Domingo, 6 de outubro. Um dia de outono que começa ensolarado. Até que nos chega a mensagem da Argélia de que Johan Neeskens morreu. As palavras são poucas para esta perda enorme e repentina. Os nossos pensamentos estão com a sua mulher, Marlis, os filhos, familiares e amigos. O mundo não se despede apenas de um desportista talentoso, mas principalmente de um ser humano comprometido, motivado e maravilhoso", pode ler-se no comunicado oficial daquele organismo.

Neeskens, que ao longo da carreira se notabilizou, a médio ou a defesa-central, em clubes como Ajax ou Barcelona, foi também internacional pela seleção holandesa em 49 ocasiões, nas quais contribuiu com 17 golos. Ao serviço do Ajax, foi tricampeão europeu, em 1970/71, 1971/72 e 1972/73. Além dos mencionados anteriormente, passou ainda por Estados Unidos e Suíça.

Não só isso, a sua carreira ficou também marcada pela dupla que fez com Johan Cruijff na 'laranja mecânica', destacando-se, entre outros, no Mundial'1974, onde foi vice-campeão do mundo (à semelhança do que aconteceu quatro anos depois, em 1978). Os dois, curiosamente, seguiram caminhos semelhantes no futebol, com as 'estadias' em Ajax e, posteriormente, no Barcelona.