Perante o lendário maiorquino, vencedor de 22 títulos do Grand Slam e que agora de situa na 261.ª posição da hierarquia mundial, Borges (51.º) impôs-se na terra batida nórdica pelos parciais de 6-3 e 6-2, num encontro que durou uma hora e 27 minutos.
O tenista português Nuno Borges, número um nacional, qualificou-se pela primeira vez para a final de um torneio ATP, ao vencer em dois sets o argentino Thiago Agustín Tirante, nas meias-finais em Bastad, na Suécia.
Nuno Borges "emocionado" com vitória
Nuno Borges manifestou-se "muito emocionado" com a vitória no torneio ATP de Bastad, frente ao espanhol Rafael Nadal, admitindo que ansiava por um triunfo destes "há muito tempo".
"Nem sei o que dizer. Acho que já desejava este momento há algum tempo", disse o jogador luso, que se impôs na final, por 6-3 e 6-2, acrescentando: "É uma loucura. No ténis, às vezes, nem tudo acontece quando se espera".
O número um nacional mostrou mesmo enorme respeito pelo oponente, deixando uma confissão."Eu sei que todos queriam que o Rafa vencesse, uma parte de mim também queria que isso acontecesse, mas algo ainda maior aconteceu", afirmou o português, que se impôs ao espanhol, antigo número um mundial, em uma hora e 27 minutos.
Os parabéns de Nadal
Nadal, que pela primeira vez desde Roland Garros, em 2022, esteve envolvido na luta por um título, deu aos parabéns ao tenista português.
"Jogaste muito bem durante toda a semana, mereces isto, mais do que qualquer um. Parabéns, aproveita o momento, é sempre especial ganhar um título", afirmou o espanhol, atual 261.º da hierarquia mundial.Nadal, que vai marcar presença nos Jogos Olímpicos Paris2024, garantiu ter-se divertido muito durante toda a semana, num torneio no qual não participava há 19 anos.
O espanhol, vencedor de 22 torneios de Grand Slam, tem lidado com vários problemas físicos no último ano e meio, regressou recentemente à competição, de modo a preparar-se para os Jogos Olímpicos de Paris2024.
Além do inédito triunfo num torneio do circuito ATP, Nuno Borges tornou-se apenas o segundo tenista português a consegui-lo, depois de João Sousa (Kuala Lumpur, em 2013, Valência, em 2015, e Estoril Open, em 2018).