E, do nada, tudo mudou. A saída de Rúben Amorim, uma das maiores bombas do futebol português nos últimos anos, agitou o universo do leão e ainda não tem os contornos 100% definidos. A esta altura, o técnico deverá continuar em Alvalade até à paragem das seleções, colocando o duelo entre o Sporting e o Estrela da Amadora como a primeira de três Last Dances de Rúben Amorim no comando técnico dos leões. A despedida podia ter contornos mais felizes, mas fica o legado do – possível – melhor treinador da história do Sporting.

Alheio a estas movimentações, o Estrela da Amadora parte em lugares perigosos, mas sem qualquer responsabilidade para o jogo, podendo aproveitar alguma da instabilidade no covil do leão para surpreender. O Sporting ainda não perdeu e joga esta estatística na sexta-feira, dia 1 de novembro, a partir das 20:15. O dia é de todos os santos… menos Rúben Amorim, que é humano como nós.

3 odds para apostar no Sporting x Estrela da Amadora na Betclic

3 aspetos táticos a observar no Sporting x Estrela da Amadora

Posicionamento de Maxi Araújo: A lesão grave de Nuno Santos aumenta as indefinições sobre o ala esquerdo do Sporting. O português não vai voltar a entrar em campo nesta temporada e Maxi Araújo, contratado claramente para jogar por fora, até tem sido mais utilizado em zonas mais avançadas como substituto não natural de Pedro Gonçalves. O uruguaio será recuado definitivamente para funcionar como jogador de corredor, partindo de fora para dentro e aumentando a sua abrangência em campo. Há outras opções para a posição (Geny Catamo e Iván Fresneda), mas nenhuma tão natural como o jogador contratado no verão que poderá, finalmente, afirmar-se no Sporting.

Regresso dos três centrais ao Estrela da Amadora: Depois de apostar num 3-4-3 diante do Vitória SC, José Faria deverá repetir a fórmula em Alvalade. Além de colocar mais jogadores na última linha, controlando melhor a largura colocada pelo adversário no seu jogo, volta a ter pela frente uma equipa mais facilmente espelhada a partir deste desenho. O tricolor da Reboleira continua sem conseguir manter a baliza a zeros nesta temporada e este passo parece ser sólido nesse sentido.

Marcações individuais no meio-campo: Repetindo a fórmula com que defrontou o Vitória SC na última jornada, o Estrela da Amadora poderá utilizar o número 9 como um desinibidor da bola no primeiro médio e marcar individualmente o segundo, deixando um jogador livre para as coberturas e para o espaço entrelinhas. Face a este cenário, o Sporting poderá voltar a apostar numa maior mobilidade no meio-campo, com Daniel Bragança a ganhar argumentos para lateralizar posição e procurar fugir aos duelos individuais que, certamente, acontecerão.

3 registos que a história nos dá

  1. Na última temporada, a primeira desde o regresso do Estrela da Amadora aos grandes palcos, ambas as equipas marcaram em ambos os jogos.
  2. O Sporting soma nove vitórias consecutivas diante do Estrela da Amadora.
  3. A história desta Primeira Liga dá, pelo menos, um golo ao Sporting. Os leões marcaram em todos os jogos, o tricolor da Reboleira sofreu em todos.

3 jogadores a ter em conta no Sporting x Estrela da Amadora

Pedro Gonçalves: Foi poupado no encontro de Taça da Liga devido ao plano específico de recuperação que o Sporting preparou para o regresso do internacional português, mas contra o Estrela da Amadora deverá regressar às opções de Rúben Amorim. A possibilidade de marcações individuais no meio-campo aumenta a importância do papel de Pedro Gonçalves como terceiro médio, baixando no terreno e dando vantagem numérica nos duelos.

Viktor Gyokeres: O sueco estava, diziam muitos, num período menos fulgurante com “apenas” um golo em quatro jogos pelo Sporting. Ora, nos últimos três marcou quatro e voltou à forma estrondosa que, para Viktor Gyokeres, se pode ler como mais um dia perfeitamente normal na vida do homem da máscara. Além dos golos, aumentou a influência no jogo do Sporting na nova temporada.

Leonel Bucca: Não é um perfil exatamente igual, mas é, a uma escala reduzida, o Pedro Gonçalves do Estrela da Amadora. É um médio de origem que, num 3-4-3 parte do corredor direito e goza de liberdade para atacar a última linha ou recuar no terreno. Não sendo tão associativo como o português, que defrontará em campo, procura mais vezes o drible e a definição em espaços curtos para sair de buracos e criar cenários de golo.

3 equipas em campo

Onzes prováveis

Sporting: Franco Israel; Geovany Quenda, Zeno Debast, Ousmane Diomande, Gonçalo Inácio, Maxi Araújo; Morten Hjulmand, Daniel Bragança; Francisco Trincão, Pedro Gonçalves, Viktor Gyokeres.

Estrela da Amadora: Bruno Brígido; Danilo Veiga, Ferro, Issiar Dramé, Rúben Lima, Nilton Varela; Igor Jesus, Léo Cordeiro; Leonel Bucca, Jovane Cabral, Kikas.

Arbitragem:

  • Árbitro: Bruno Vieira
  • Assistentes: José Mira e Rúben Silva
  • 4.º árbitro: Marcos Brazão
  • VAR: João Gonçalves
  • AVAR: Ângelo Carneiro

REGISTA-TE EM BAIXO E APOSTA 50 EUROS SEM RISCO: