Cátia Azevedo falhou a passagem às meias-finais dos 400 metros dos Jogos Olímpicos de Paris 2024, na repescagem, esta terça-feira.

A atleta portuguesa, recordista nacional com 50,59 segundos, ficou na quinta posição na terceira série, com 52,04 segundos, a sua melhor marca da temporada.

Avançavam às meias-finais as vencedoras de cada série, além das atletas com os dois tempos mais rápidos.

Esta foi a terceira presença da atleta do Sporting nos Jogos Olímpicos, depois do 17.º em Tóquio2020 e do 31.º no Rio2016.

“Não se traduziu na pista o real valor que estou a valer e que mereço”

Em declarações aos jornalistas no final da prova, a atleta portuguesa fez um balanço positivo da sua participação nos Jogos de Paris apesar do ano complicado que teve.

"[O balanço é] Positivo. Poderia ser melhor em termos de resultados. Não se traduziu na pista o real valor que eu estou a valer e que mereço, mas nem tudo é na pista que se demonstra. Cresci bastante como atleta e como pessoa nestes Jogos Olímpicos, porque tive mesmo que me superar para entrar em pista e alinhar nesta partida", afirmou.

"As conquistas não são só o resultado. Eu estou a valer muito melhor, o recorde nacional está nas minhas pernas, o 'season best' é bom, mas eu estou a valer melhor", assumiu.

Contudo, a atleta do Sporting lembrou que o ano de aproximação aos Jogos Olímpicos foi "muito complicado", uma vez que, entre abril e maio, teve uma rutura no gémeo, que a "abalou".

"Não tanto também em termos físicos como psicológicos, mas a minha confiança vem de competir. Competi menos do que é normal, e a minha confiança vem muito com a competição", referiu.

Com Lusa

Visite o Especial Jogos Olímpicos

Paris 2024:

Portugal nos Jogos Olímpicos:

História dos Jogos Olímpicos:

Quizzes: