Marc Márquez ganhou o GP da Austrália de MotoGP, mas uma película de viseira presa na roda traseira podia ter comprometido tudo logo no arranque – levando-o a cair para fora do top dez depois de arrancar de segundo.
O espanhol da Gresini Racing reconheceu em conferência de imprensa que fez algo que está apalavrado entre pilotos não fazer na grelha de partida ao remover a película da viseira, mas referiu que teve de o fazer devido à visibilidade:
– Foi uma situação infeliz, mas no fim de contas também foi culpa minha. Mas não tive opção. Não é uma regra, mas falamos sempre entre pilotos que é melhor não tirar a película quando estamos na grelha. Mas, como sabemos, aqui na Austrália há insetos muito grandes, e quando eu estava a ativar o dispositivo dianteiro, um inseto grande estava lá e não tinha uma visão clara, e então decidi removê-la. Eu disse, «Com o vento, irá para o muro». Mas foi para o meu pneu traseiro.
Para além de ter comprometido o arranque, o que aconteceu foi perigoso, admitiu Márquez: ‘Foi uma situação perigosa, porque houve muito fumo, e depois também nas primeiras voltas o pneu traseiro estava a derrapar muito e a bloquear muito, mas depois chegou a uma temperatura normal, e começámos a pilotar bem’.