Final poético. De volta à casa de partida - onde efetivamente começou a treinar -, Ruben Amorim deseja despedir-se dos adeptos leoninos com uma vitória que permita a este plantel do Sporting igualar o melhor arranque de sempre da história do clube. Do outro lado, e a passar uma fase menos positiva, estará um SC Braga com vontade de estragar a festa e «lamber as feridas europeias».

Numa jornada onde os seis primeiros classificados jogam entre si, um dos jogos com maior importância - seja mediática, seja para as contas do campeonato -, disputa-se no Estádio Municipal de Braga. De malas feitas para Manchester, o técnico de 39 anos desejará, certamente, aproveitar o deslize que resultará do Clássico entre SL Benfica e FC Porto.

«Estamos muito focados no que temos de fazer, numa jornada muito importante, onde há um Benfica-FC Porto e podemos ganhar pontos, se não, a um, aos dois.», confirmou Ruben Amorim.

Liga Portuguesa

SC Braga vs Sporting
68 Jogos, 22V 14E 32D (DG: 85-107)

Últimos Resultados:
23/24: SCB 1-1 SCP
22/23: SCB 3-3 SCP
21/22: SCB 1-2 SCP
/21: SCB 0-1 SCP
/: SCB 1-0 SCP

ver mais �

Quem também vai querer aproveitar os possíveis deslizes das restantes equipas do top-6 é Carlos Carvalhal. A formação orientada pelo técnico de 58 anos chega a este encontro depois de um empate bastante agridoce na Suécia. Dentro de portas os resultados têm sido mais positivos e o desejo será dar-lhes sequência.

A grande dúvida do lado minhoto é a condição física de Rodrigo Zalazar. Depois da ausência por lesão em terras nórdicas, Carvalhal foi questionado na conferência de antevisão ao encontro deste domingo sobre a utilização do médio, ao que o timoneiro dos gverreiros respondeu: «É uma incógnita». Assumindo a ausência do uruguaio, Ricardo Horta deverá assumir-se como o «10», tendo Vitor Carvalho e João Moutinho nas suas costas como duplo pivot do típico 4-2-3-1.

Arrey-Mbi, depois de um jogo marcado pelo erro defensivo que deu o golo da igualdade ao Elfsborg, deve voltar ao banco de suplentes. Sikou Niakaté parece ser o jogador na pole-position para assumir o lugar e ajudar Paulo Oliveira na difícil missão de travar Viktor Gyokeres.

«Vamos na máxima força para vencer um jogo muito importante para nós». As palavras são de Ruben Amorim, na última conferência de imprensa enquanto treinador do Sporting CP - pode ler aqui e aqui -, e que, no entender do nosso portal, querem dizer apenas uma coisa: vão jogar os melhores! E como em «onze» que ganha, não se mexe, essa é mesmo a previsão do zerozero.

Gyokeres tenta ultrapassar Matheus no SC Braga-Sporting em 23/24 @Rogério Ferreira / Kapta+

Israel, Diomande, Matheus e Debast garantem a segurança, Quenda e Maxi oferecem largura, Hjulmand e Bragança a ligação e o equilíbrio, Pote e Trincão o virtuosismo e atrevimento, Viktor... Gyokeres. Os adeptos verde e brancos não poderiam pedir melhor fase para a saída de Ruben Amorim. As razões são simples: equipa a atravessar o «melhor momento coletivo» para enfrentar esta sequência de jogos difícil e, o mais importante, a missão do próximo treinador será apenas a de... não estragar.

Destaque para a chamada de Gonçalo Inácio, após ter ficado de fora frente ao Manchester City. «O Inácio vai, mas não entrará de início. É um jogo muito importante, e, se houver alguma questão, precisamos que esteja lá», palavras do técnico leonino.

Carlos Carvalhal abordou o excelente momento dos leões começando por dizer que «99,9 por cento dos adeptos apostariam na vitória do Sporting», mas garante: «A restante percentagem está presente nos nossos adeptos, jogadores e equipa técnica. Podemos ser poucos contra muitos, mas os poucos serão bons». Tudo para ser um grande espetáculo!

A partida entre SC Braga e Sporting CP está marcada para este domingo, dia 10 de novembro, às 18h45.