O judoca português Djibrilo Iafa conquistou esta sexta-feira a medalha de bronze no torneio de -73 kg J1 (cegos totais), a sexta da comitiva portuguesa nos Jogos Paralímpicos de Paris.
No segundo combate pela medalha de bronze (no judo são atribuídas duas medalhas de bronze), Djibrilo Iafa derrotou o brasileiro Harley Arruda por waza-ari.
Durante a manhã, o judoca português começou o torneio com uma vitória por ippon sobre o turco Gokce Yavuz, nos oitavos de final, sendo depois derrotado nos “quartos”, também por ippon, pelo alemão Lennart Sass, e relegado para as repescagens.
No combate que dava acesso à luta pelas medalhas de bronze, Djibrilo Iafa, sexto do ranking mundial e nono classificado nos Jogos de Tóquio, há três anos, derrotou, novamente por ippon, o francês Armindo Rodrigues em apenas 21 segundos.
Participação histórica
Esta é a sexta medalha para Portugal nas Paralimpíadas, depois dos ouros de Cristina Gonçalves (boccia) e Miguel Monteiro (atletismo) e dos bronzes de Diogo Cancela (natação) e Luís Costa (ciclismo de estrada).
Com as seis medalhas alcançadas, duas delas de ouro, esta é já a melhor participação portuguesa em Jogos Paralímpicos desde Atenas 2004, edição na qual os atletas lusos conquistaram duas medalhas de ouro, cinco de prata e cinco de bronze.