O Sporting recebe o Casa Pia no próximo sábado, em mais um duelo da oitava jornada da Liga Portugal Betclic. Depois da viagem para os Países Baixos, os leões vão querer certamente voltar ao caminho dos triunfos, numa competição onde têm um registo irrepreensível. Já os gansos vão fazer os possíveis para permanecer na senda dos pontos.
Após uma vitória convincente no Estádio António Coimbra da Mota (0-3), a turma de Alvalade deslocou-se ao Philips Stadion para um compromisso contra o PSV, a contar para a segunda jornada da Champions League. Num encontro pautado por um grande equilíbrio, Jerdy Schouten abriu a contagem aos 15', com um remate do meio da rua. A equipa lusa não atirou a toalha ao chão e, como tal, foi recompensada com o tento da igualdade: Daniel Bragança, na reta final do jogo, entrou de rompante na área e deu a melhor sequência ao cruzamento preciso de Maxi Araújo.
Depois de um arranque atribulado na temporada, os casapianos somaram sete pontos em nove possíveis. Seguia-se um duelo caseiro frente ao Vitória SC. O conjunto da casa entrou na disputa com o pé direito, através de uma grande penalidade cobrada de forma exímia por Cassiano. Contudo, na segunda metade, os conquistadores restabeleceram a igualdade, fruto de um momento de pura infelicidade de João Goulart (1-1).
Hora de testar novas funcionalidades
Na antevisão à partida, Rúben Amorim destacou a preponderância do próximo compromisso: «Já sabemos que para ganhar o campeonato temos de fazer um número enorme de pontos. Cada um faz o seu caminho, estamos em primeiro [lugar], queremos mantê-lo e, ganhando ao Casa Pia, podemos dormir descansados durante duas semanas. Já João Pereira valorizou o poderio do adversário: «Estão imbatíveis no campeonato e isso faz com que a exigência interna seja ainda maior, em termos de plano de jogo, entrega, compromisso e resiliência. O objetivo passa por sermos a primeira equipa a tirar pontos ao Sporting esta temporada.»
Face ao duelo frente aos lampjes, o técnico leonino deverá promover algumas alterações. No eixo defensivo, com a lesão de Ousmane Diomande, Eduardo Quaresma irá atuar como central pela direita. Maxi Araújo, ex-Toluca, entrou bem no relvado neerlandês e pode ser recompensado com a titularidade. Com a ausência de Pote, Geny Catamo foi o escolhido para atuar como extremo direito, mas a adaptação acabou por não surtir os efeitos desejados. Geovany Quenda, devido às suas características individuais, poderá ser o próximo a atuar numa zona adiantada, algo que não corresponde a um território desconhecido para o jovem atleta.
Já o onze dos visitantes não deverá conter múltiplas mudanças. Destaque para José Fonte, que está em dúvida para Alvalade. O experiente central, se estiver em condições, poderá entrar diretamente para as escolhas iniciais. Os dados estão lançados para uma batalha que se antevê entusiasmante. Uma coisa é certa: ambas as turmas querem seguir para a paragem das seleções com sensação de dever cumprido.