Foi numa verdadeira corrida contra o tempo que o Benfica assegurou o seu último reforço para a temporada 2024/25. Depois das saídas de Rafa Silva e de Neres e da contratação de Amdouni, o conjunto encarnado rubricou contrato com Kerem Aktürkoglu já ao soar do gongo, ou não tivesse o internacional turco aterrado em Lisboa já perto da meia noite e assinado no aeroporto...

Aos 25 anos, o novo camisola 17 das águias prepara-se para viver a sua primeira experiência fora do seu país, isto depois de ter representado o Galatasaray nas quatro últimas temporadas.

Para contar com os préstimos do extremo, o Benfica teve de desembolsar 12 milhões de euros, num sinal claro da confiança que a direção liderada por Rui Costa deposita no jogador.

Com contrato até 2029, Aktürkoglu é aposta de presente e de futuro das águias. Para já, o zerozero dá-lhe a conhecer a história de um jogador que chega à Luz quatro anos depois de estar a disputar a quarta divisão do seu país.

Subir a pulso

Nascido na província de Kocaeli, nas margens do golfo de Izmit, Kerem Aktürkoglu teve um início de percurso no mundo do futebol algo atribulado. Depois de passar por clubes sem grande expressão na sua região, o extremo rumou a Istanbul em 2014, então para representar os juniores do Basaksehir.

Dois anos depois, dá-se a chegada ao escalão sénior e o primeiro choque de realidade para Aktürkoglu: sem espaço no conjunto então orientado por Abdullah Avci, o extremo foi emprestado ao Bodrumspor, do quarto escalão do futebol turco.

Kerem Aktürkoglu
Total
212 Jogos 13518 Minutos
52 19 0 1 2x

ver mais >

Ainda que a performance do agora jogador do Benfica tenha sido interessante (quatro golos em 28 partidas) e este tenha regressado ao Basaksehir, a verdade é que o jovem não se conseguiu impor no principal escalão do seu país. A solução? Dar um (ou três) passos atrás.

Entre 2018 e 2020 disputou novamente a quarta divisão, primeiro ao serviço do Karacabey Belediyespor e depois enquanto jogador do 24 Erzincanspor. Aqui, com 22 anos, Aktürkoglu 'explodiu'. Foram 20 golos em 34 jogos, num registo que lhe valeu uma transferência para o Galatasaray.

A partir daqui, a carreira do extremo seguiu um rumo claramente ascendente. Depois de ter conquistado o seu espaço no clube da capital logo na primeira época, o mais recente atleta encarnado estreou-se pela seleção da Turquia no dia 27 de maio de 2021, num amigável frente ao Azerbaijão.

Quatro anos depois de chegar ao Galatasaray, Aktürkoglu despede-se do clube com 46 golos e 33 assistências em 179 partidas disputadas. Um registo que convenceu a estrutura encarnada...

Alcunha à boleia dos óculos

Entendemos que o título possa tê-lo deixado curioso, caro leitor (quando descobrimos a história também ficamos, pelo menos). Qual é então a relação entre Kerem Aktürkoglu e Harry Potter, personagem de livros/filmes que perdura ainda no imaginário de várias pessoas?

@Instagram Aktürkoglu

A história é relativamente simples. O jogador turco usa óculos e, numa publicação nas redes sociais, surgiu com uns mais arredondados. Daí até surgirem comentários a compará-lo com Harry Potter foi uma distância curta e a verdade é que Aktürkoglu abraçou toda esta situação com tranquilidade e boa disposição.

«Os adeptos chamaram-me de Harry Potter e depois celebrei um golo simulando que estava a agitar uma varinha mágica. Sou fã dos filmes e gosto da ideia de trazer isso para os relvados», explicou mais tarde.

De resto, no momento da apresentação no Benfica, o novo 17 encarnado posou para a fotografia fazendo o seu festejo. Será algo que os adeptos do Benfica verão várias vezes em 2024/25?

Como joga?

Um dos aspetos que mais se destaca em Aktürkoglu é a sua relação com o golo. Desde 2019/20, época em que passou a ser utilizado de forma regular, o extremo apresenta números bastante interessantes no que a golos e assistências diz respeito. Em 2023/24, por exemplo, fez 15 golos e oito assistências em 54 partidas, contribuindo assim de forma decisiva para a conquista do título por parte do Galatasaray.

Partindo preferencialmente pelo lado esquerdo, ainda que também possa atuar no lado direito, Aktürkoglu faz da velocidade uma das suas maiores armas. Seja com bola controlada ou explorando o espaço, o turco tem facilidade em superar os seus adversários neste capítulo, criando assim perigo.

De resto, fazendo uma análise à forma de jogar do extremo, é quase impossível não traçar comparações com Rafa, internacional português que deixou o Benfica neste verão.

A isto, há ainda a acrescentar o facto de Aktürkoglu ser já uma peça relativamente importante na Turquia, seleção ao serviço da qual disputou cinco encontros e apontou um golo no Campeonato da Europa disputado na Alemanha.

É Aktürkoglu uma boa opção para o Benfica?