Brad Binder concluiu o GP da Austrália de MotoGP em sétimo lugar. O piloto da Red Bull KTM até chegou a estar no quarto lugar, mas foi incapaz de manter o ritmo dos rivais e, na última volta, desceu ao sétimo posto em que terminou na corrida de Phillip Island.
O sul-africano explicou que, numa fase inicial da prova, teve algumas dificuldades que o obrigaram a acalmar: ‘Penso que hoje foi quase uma corrida de duas partes. Tive outra vez uma partida muito boa. Depois, tentei ir com os rapazes no início. Quando tentei atacar com os outros pilotos, tranquei várias vezes a dianteira. E, então, houve um momento em que tive de dizer, «Acorda, porque da próxima vez que acontecer, provavelmente vais cair». Portanto, foi um bocado complicado no início’.
Apesar de ter chegado a acreditar num top cinco, Binder reconheceu que não teve ritmo para fazer face aos rivais: ‘Depois disso, só tentei atacar onde podia, e tentei levar o pneu traseiro até ao fim. E senti que fiz um bom trabalho a lutar com os pilotos, a tentar mantê-los atrás de mim. Mas quando chegou ao momento decisivo no final e eles atacaram, eu nunca tive ritmo para acompanhar. Felizmente é um sétimo lugar, mas durante algum tempo parecia um quarto lugar. Talvez seja um bocado mais positivo. Estávamos a ir à luta, é só que eu estava a tentar manter todos atrás de mim, mas é tão difícil como parece. Mas fizeram algumas ultrapassagens astuciosas, por isso ultrapassaram’.
Segundo o #33, o consumo do pneu foi invulgar: ‘A três voltas do fim comecei a ter algumas dificuldades, mas foi estranho, porque protegi realmente muito bem a zona das bordas, mas percebi que queimei o centro. Foi a primeira vez que o fiz. Portanto, suponho que foi um bocado de aprendizagem’.
Apesar de se ter sentido mais forte no início da corrida, Binder acabou por ter de adotar mais cautelas: ‘Ontem na Sprint senti que tinha menos oportunidade de tentar ir com eles do que hoje. Senti que eu estava um bocado mais forte e tinha um bocado mais de ritmo. Por isso, fui capaz de pelo menos atacar mais no início. Mas depois, após a terceira ou quarta vez em que rolei a dianteira, porque aconteceu exatamente nos mesmos sítios, tive de me acalmar e dizer, «Sê inteligente, porque sei como isso vai acabar». Tranquei a frente mais do que uma vez na curva 1 e depois na curva 9. Portanto, se trancares a dianteira aí, também não te vais divertir. De qualquer modo, é assim’.